Shah Cheragh (. Pers شاه چراغ, Eng Shah Cheragh.) - Uma das atrações de Shiraz
Santuário irmãos Ahmed e Mohammed, os filhos de Musa al-Kadhim.Ele também é usado como um mausoléu e uma mesquita é um lugar de peregrinação religiosa para esta muçulmanos xiitas. O mausoléu está localizado na cidade de Shiraz.
"Shah Cherah" traduzido do persa como "o príncipe do mundo". O mausoléu foi construído no século XIV, e desde o dia de sua fundação, tornou-se um santuário. Quem é as atrações mais famosas e populares de Shiraz, mas também - um dos mais belos edifícios da cidade. Shah Cherah oficialmente reconhecido como um importante monumento histórico e listado património cultural do Irão.
Fora da mesquita-mausoléu parece bastante habitual - usual para Shiraz estilo arquitetônico combinado com mosaico tradicional, usada para a decoração das paredes. No entanto, o interior da mesquita apenas incrivelmente bela! As paredes interiores estão ricamente decorados com pedaços de vidro, jóias de prata e placas, ea cúpula é completamente coberto de espelhos e vidro colorido, por isso as pessoas de Shah Cherah bem estabelecido chamado "Mirror mesquita."
Clicável 3500 px
Sua beleza mágica Shah Cherah atrai não só os crentes muçulmanos, mas também turistas bastante seculares. É muito impressionante edifício brilhante, e ele realmente é capaz de bater qualquer visitante, seja qual for a fé que professava nenhuma.
Mausoléu de Shah-e Cheragh aka Bogh'e-ye Shah-e Cheragh, santuário aka Santo de Hazart-e Shah-e Cheragh e isso só - o Templo Sagrado - Santo Santuário (isto é como é chamado em vários ponteiros em torno de cidade). O edifício é um de dois andares, embora, mas um agachamento, os cantos são acentuados por dois minaretes esguios, e no centro ergue-se a mesma cúpula "Shiraz". Toda a parte da frente da estrutura é composta por uma grande varanda, um telhado de madeira que é apoiado por dez colunas de madeira mesmos.
Tirar fotos e gravar vídeo em ambientes fechados, é claro, não é permitido. E o resto - atmosfera bastante democrática: no pátio da mesquita, um lago e árvores, as pessoas comer, beber, dormir, brincar com as crianças, e até mesmo de fumar. Fazer as fotos podem estar lá também. É importante ressaltar que não tirar fotos de quem reza - é quase um crime!
No mausoléu de Shah-santo e-Cheragh enterrado Sayyid Mir Ahmad, um descendente do profeta Maomé. Ele brigou com o califa Harun al-Rashid fugiu de Medina para a Pérsia, mas a mão do assassino ainda é pego com ele - em Shiraz.
No hall espelhado do mausoléu é um sarcófago brilhante em torno dele duas filas - do sexo masculino e feminino. Este peregrinos vindo para o santo com pedidos intermináveis. Acesse aqui, só que sem sapatos .
No pátio, sentimos pelo menos um pouco confuso e fora do lugar. Mas, em seguida, fomos abordados por um motorista de táxi, que decidiu não lançar-nos em apuros.Ele mostrou-nos onde estão os "rolling" define o véu.Alugamos sapatos , arregaçar em trapos e entrou. E só poderia dizer: uau!
A beleza era tão grande, que nos impressionou três dias antes Teerã Green Palace nervosamente fumar no canto. No primeiro, foram um pouco tímido, mas depois começou a fotografia, já que apenas admirar e ir embora seria um crime contra aqueles que não estiveram lá.
Dentro havia uma completa paz. Um monte de gente apenas estava sentado no chão e olhando para a beleza ao redor. Alguém, é claro, orou e ler o Alcorão. Ninguém perseguido-nos para fora de lá. Por outro lado. Nós abordar as mulheres, e nos pediu para tirar fotos em suas câmeras seus filhos jovens. Sem filhos apenas falou-nos a frase já tradicional «Bem-vindo ao Irã!»