As Novas Sete Maravilhas da Natureza são uma competição organizada pela organização sem fins lucrativos suíça New Open World Corporation (NOWC). O objetivo era encontrar os sete lugares naturais mais incríveis da Terra por meio de uma votação pública global . A votação foi encerrada na data mística de 11 de novembro de 2011.
Os milhões de votos recebidos começarão a ser processados no início de 2012, juntamente com a verificação dos resultados das votações por telefone e SMS. Por fim, a inauguração oficial de cada uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza acontecerá na respectiva capital.
Enquanto isso, podemos conhecer os vencedores, embora ainda não oficialmente confirmados – as Novas Sete Maravilhas da Natureza.
A organizadora desta competição, a New Open World Corporation, realizou anteriormente um concurso chamado "As Novas Sete Maravilhas do Mundo ", mas, naquela época, os concorrentes incluíam as estruturas arquitetônicas mais famosas do mundo. A votação ocorreu por SMS, telefone e internet, e também terminou em uma data incrível: 7 de julho de 2007.
O projeto "Novas Sete Maravilhas da Natureza" começou no final de 2007. A nomeação e a seleção preliminar de todos os candidatos, incluindo a joia natural da Rússia, o Lago Baikal, ocorreram até 7 de julho de 2009. Vinte e oito candidatos naturais participaram da votação final, que terminou em 11 de novembro de 2011. Infelizmente, nosso Lago Baikal não participou da votação final.
Esta nova maravilha natural se estende por 7.000.000 de quilômetros quadrados em nove países (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela), uma vasta planície que abrange quase toda a bacia do rio Amazonas. A floresta em si cobre aproximadamente 5,5 milhões de quilômetros quadrados. A selva amazônica representa mais da metade de todas as florestas tropicais do planeta.
A floresta amazônica abriga a maior diversidade de plantas da Terra. Alguns especialistas estimam que existam aproximadamente 150.000 espécies de plantas superiores por quilômetro quadrado, incluindo 75.000 espécies de árvores. Um quilômetro quadrado da floresta amazônica pode conter até 90.790 toneladas de matéria vegetal viva. É a maior floresta tropical do mundo, conhecida como o "pulmão" do nosso planeta.
O maior nenúfar do mundo é a Victoria amazonica. O diâmetro das suas folhas pode ultrapassar 2 metros. Recebeu o nome em homenagem à Rainha Vitória da Inglaterra.
Manguezais:
Uma em cada 10 espécies animais ou vegetais descritas é encontrada na Floresta Amazônica. Ela abriga 3.000 espécies conhecidas de peixes, 1.295 espécies de aves, 430 espécies de mamíferos e 378 espécies de répteis. Entre os grandes predadores, a Floresta Amazônica abriga a onça-pintada e o jacaré. A sucuri é a maior cobra viva. Seu comprimento médio é de 5 a 6 metros, com exemplares frequentemente atingindo 8 a 9 metros. Perigosas raias elétricas habitam os rios locais:
Papagaios-aranha:
Tucano-grande:
A Baía de Halong inclui mais de 3.000 ilhas, além de pequenas rochas, penhascos e cavernas. Sua área é de aproximadamente 1.500 quilômetros quadrados.
Está localizado no Vietnã e é Patrimônio Mundial da UNESCO.
Halong pode ser traduzido como " onde o dragão desceu ao mar ". Segundo a lenda, a Ilha de Halong foi criada por um enorme dragão. Ele sempre viveu nas montanhas, mas quando começou a emergir, cavou vales de vários formatos com sua cauda. Depois que afundou no mar, os espaços cavados por sua cauda se encheram de água, deixando apenas pequenas ilhas de terra. Os moradores locais até hoje acreditam que um dragão vive nesta baía.
A ilha tem vários lagos, cachoeiras e grutas, além de recifes de corais.
Panorama da Baía de Halong (clicável, 1920 x 469 px):
Cavernas famosas na Baía de Halong incluem a Gruta de Bonau, a Gruta da Donzela e o Palácio Celestial.
A caverna mais bonita é considerada a Gruta de Daugo:
O nome Iguaçu vem das palavras "água" e "grande" ( guasu) .
Segundo a lenda, Deus queria se casar com uma bela aborígene, mas ela fugiu com o amante em uma canoa. Num acesso de raiva, Deus dividiu o rio, criando essas incríveis cachoeiras, condenando os amantes a uma queda eterna no abismo.
As cataratas estão localizadas no Rio Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina, e dentro do Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Mundial da UNESCO.
O complexo de cachoeiras tem 2,7 quilômetros de largura e inclui aproximadamente 270 quedas d'água. Inúmeras ilhas separam as quedas d'água, e aproximadamente 900 metros dos 2,7 quilômetros de largura total não são cobertos por água. A altura da queda d'água chega a 80 metros.
A maior cachoeira, a Garganta do Diabo , é uma queda em forma de U com 150 metros de largura e 700 metros de comprimento. A melhor vista é do lado brasileiro. No entanto, a maioria das cachoeiras está localizada na Argentina. As pessoas são visíveis no centro da fotografia para comparação em escala:
É a maior ilha e a menor província da Coreia do Sul.
Jeju-do é uma ilha vulcânica. É aqui que se encontra o Vulcão Hallasan, também a montanha mais alta da Coreia do Sul (1.950 metros):
A ilha se formou há centenas de milhões de anos após uma erupção vulcânica. É composta principalmente de basalto e lava.
O ambiente natural único da Ilha de Jeju é protegido pela UNESCO como Patrimônio Mundial. Atualmente, é também uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza . Lagos de cratera na Ilha de Jeju:
O Parque Nacional de Komodo foi criado em 1980. Abrange mais de 600 quilômetros quadrados de terra e 1.210 quilômetros quadrados de água do mar. O território do parque nacional inclui três ilhas principais: Komodo, Rinca e Padar.
Este parque está localizado no centro do arquipélago indonésio e é, obviamente, um Patrimônio Mundial da UNESCO.
A principal atração do parque é o dragão de Komodo , o maior lagarto do mundo.
Os dragões de Komodo pesam cerca de 70 kg, sendo que o maior registrado tinha 3,13 metros de comprimento e 166 kg.
Devido ao seu tamanho e à ausência de outros grandes mamíferos predadores, os dragões-de-komodo estão no topo da cadeia alimentar. Não há predadores conhecidos para esses predadores:
Este rio corre no subsolo, em uma caverna, em direção ao Mar da China Meridional. Tem aproximadamente 8 km de extensão.
Um parque nacional e uma reserva foram estabelecidos nesta área, localizada a 50 km da cidade de Puerto Princesa. Entrada para a Caverna do Rio Subterrâneo de Puerto Princesa :
A caverna, por onde o rio flui, tem várias grutas grandes, e numerosas estalactites e estalagmites também se formaram aqui:
Entre os representantes do mundo subaquático, você pode conhecer o dugongo (traduzido como “sereia”, “donzela do mar”):
…uma tartaruga marinha verde :
A Montanha da Mesa está localizada a sudoeste da Cidade do Cabo, na costa sul da Baía da Mesa. (Clicável, 1314 x 607 px):
É um dos cartões de visita da cidade; sua silhueta está representada na bandeira da Cidade do Cabo:
Montanha da Mesa: uma vista da Cidade do Cabo a partir do mar. (Clicável, 1900 x 828 px):
A altura da Table Mountain é de 1.087 metros acima do nível do mar.
A Montanha da Mesa é uma montanha de topo plano, assim chamada porque se parece muito com uma mesa e muito menos com uma montanha.
Parece sombrio e silencioso, mas há muita vida lá: babuínos fazem ninhos nas florestas, cobras rastejam, chacais e cabras selvagens correm.