Versalhes (Versailles). Parte 12.
As novas salas estão também biblioteca, equipada em 1774, vosšestviû ao trono de Louis XVI. Esta é a primeira vez que a criação do arquiteto Ange-Jacques Gabriel.
Da biblioteca, vamos para o refeitório (anteriormente um grande armário de Madame Adelaide), sob Louis XVI foi nomeado "sala de jantar de porcelana". Na verdade, no Natal o rei organizou a exposição anual de novidades do manufactory da porcelana Sevres.
Despensa ou bilhar Hall (n º 13 no ano 1789) teve lugar antes da esquerda escadaria dos embaixadores. Durante o jantar, a mesa de sinuca estava coberta por um deck de madeira, no qual o servirovali buffet para os convidados do rei (Verlet, 1985, p. 527). Originalmente, o quarto tinha uma janela no porão do rei (n. º III no ano de 1789), pátio, criado quando quebra a escadaria dos embaixadores em 1752.
O gabinete de medalhas de Luís XIV é um salão de jogos (n º 14 no ano 1789) Louis XVI. Após o retorno de Louis XVI e a corte real de Versalhes, havia o constante rearranjo das coleções de Louis XIV, o alojados em apartamentos pequenos do rei, especialmente aqueles que foram mantidos no gabinete de medalhas de Luís XIV. Esta reunião foi parcialmente transferida para outras salas pequena rei multifuncional e enviada para a biblioteca real em Paris. Após a destruição da escadaria dos embaixadores em 1752 e a subseqüente construção do apartamento de Madame Adélaïde, o gabinete de medalhas de Luís XIV foi totalmente reconstruído em aldeia de Madame Adelaide. A partir de 1775, Louis XVI decidiu remodelar esta sala como um jogo de salão de beleza; o quarto foi decorado em 1785 como parte da construção do teatro Palace ao lado do salão de Hércules.
Porcelana jantar hall, bilhar e jogo salão para jantares que eram Louis XVI e Marie-Antoinette para seus amigos e alguns membros da família real.