Voz da América Frank Sinatra | Foto: jazzpeople.ru
Há 20 anos, em 14 de maio de 1998, o mundialmente famoso cantor e ator americano Frank Sinatra faleceu . Após sua morte, os jornais escreveram que, com sua partida, o século XX terminou. Ele realmente era uma lenda, não apenas no mundo da música. Durante sua vida, e em nosso tempo, havia muitos rumores sobre ele: eles disseram que ele estava conectado com a máfia, que ele perdeu completamente a voz e até tentou cometer suicídio. Seu nome está cheio de mitos, muitos dos quais pouco tinham a ver com a realidade ...
Frank Sinatra em sua juventude | Foto: 24smi.org
Francis Albert Sinatra nasceu em 1915 na América, em uma família de imigrantes italianos. Já no nascimento, o primeiro milagre aconteceu em sua vida: o parto foi difícil, o bebê teve que ser puxado com uma pinça e o rosto e o tímpano no ouvido foram feridos. O recém-nascido não mostrou sinais de vida e o médico decidiu que ele nascera morto. Vovó agarrou o menino em seus braços e mergulhou-o em água fria, após o que ele de repente gritou.
Frank Sinatra em sua juventude | Foto: jazzpeople.ru
Após ferimentos sofridos no nascimento, Frank teve uma orelha danificada e uma cicatriz do canto da boca ao queixo e, na infância, foi provocado por um "rosto com uma cicatriz". Posteriormente, ele constantemente teve que esconder o lado esquerdo do rosto dos fotógrafos para esconder defeitos. O cantor estava sempre preocupado com sua aparência e complexa devido à altura insuficiente - 170 cm, então ele usava sapatos especiais que o tornavam vários centímetros mais alto.
O artista costumava ter problemas com a lei | Foto: diletant.media
A reputação do famoso cantor nunca foi impecável. Desde tenra idade, ele cresceu um valentão e deu muitos problemas aos pais. Desde a juventude, ele se interessou mais por música, canto e cinema do que por estudos, e em 1931 foi expulso da escola. Desde os 13 anos, Frank ganhou cantando e tocando ukulele, falando em bares. Mais tarde, Sinatra foi repetidamente à delegacia: uma vez em uma boate, um de seus fãs atacou sua esposa, e ele a defendeu; depois, ele foi responsável perante a lei por um caso com uma mulher casada, que na época era considerada crime.
Melhor cantor americano | Foto: jazzpeople.ru
Cantor e ator, chamado de padrão de gosto e estilo | Foto: jazzpeople.ru
Ninguém duvidava do talento de Frank Sinatra, mas havia muitos rumores que se esgotaram em seus shows na década de 1940. foram pagos. Alegadamente, o agente da cantora pagou às meninas US $ 5 cada uma para que elas gritassem de alegria toda vez que ele aparecesse. Então ele queria chamar mais atenção para Sinatra. No entanto, ele realmente tinha muitos fãs, e eles realmente o seguiram em massa. No início dos anos 40 ele se tornou um dos cantores mais populares dos EUA e todas as paradas lideraram suas músicas.
Melhor cantor americano | Foto: jazzpeople.ru
Voz da América Frank Sinatra | Foto: jazzpeople.ru e fiveplus.org.ua
Houve muita conversa sobre como o cantor resolveu muitos problemas com a ajuda do dinheiro. Então, por um longo tempo, houve rumores de que ele havia comprado seu serviço militar. Mas, de fato, ele foi declarado inapto para o serviço devido a um tímpano danificado ao nascer. Durante toda a sua vida, os rumores não cessaram de que o cantor estivesse intimamente ligado à máfia. Sinatra não escondeu o fato de conhecer pessoalmente muitas autoridades criminais. Foi dito isso em meados da década de 1940. sob as instruções deles, ele levou US $ 3,5 milhões para Cuba: seu caso não pôde ser cuidadosamente verificado na alfândega porque uma multidão de fãs cercou o cantor. Em 1960, o cantor adquiriu um cassino, mas quando o gângster Sam Junkan se tornou um de seus parceiros, o artista teve que desistir de sua parte no negócio para salvar sua reputação. Sinatra era suspeito de lavagem de dinheiro, traficantes de drogas,
Cantor americano lendário | Foto: povos.ru
Sinatra é chamado de protótipo do cantor Johnny Fontaine, um dos heróis do Poderoso Chefão. Ele próprio negou isso, mas após sua morte, a filha de Tina admitiu que, no início de sua carreira, os mafiosos investiram realmente em seus anúncios, figurinos e instrumentos musicais - em uma porcentagem das taxas do show. No entanto, concordar que a estrela do “cantor medíocre” foi incendiada apenas graças ao dinheiro da máfia, como a imprensa escreveu mais de uma vez, é claro, é impossível - Sinatra foi um dos artistas americanos mais brilhantes e talentosos do século XX. Além disso, a maioria das instituições onde grupos de jazz se apresentaram nos anos 40 estavam sob o controle de pessoas do mundo do crime, e fazer uma carreira musical fora de sua influência era extremamente problemático.
Suas músicas ainda são muito populares em todo o mundo | Foto: uznayvse.ru
Frank Sinatra e Ava Gardner | Foto: kp.ru
No início dos anos 50 A fama de Sinatra desapareceu, o interesse nele começou a desaparecer. Este período na vida de Sinatra foi o mais dramático. Houve uma prolongada crise na vida criativa, um drama aconteceu nas relações com as mulheres: sua primeira esposa, Nancy Barbato, casada com ele por muitos anos e criado três filhos, descobriu seu caso com Ava Gardner e pediu o divórcio. Mas a atriz também não pôde lhe dar felicidade, pois para ela sua carreira estava em primeiro lugar e seus planos não incluíam o nascimento de filhos. Em 1951, eles se casaram e, após 6 anos, se divorciaram. Depois de sentir estresse e um resfriado intenso, Sinatra pegou um resfriado forte e perdeu a voz.
Cantor americano lendário | Foto: lady.tsn.ua e kp.ru
Voz da América Frank Sinatra | Foto: kp.ru
Certa vez, na rua, ele viu uma multidão de fãs aguardando a apresentação de uma nova estrela - Eddie Fisher, seus shows em Nova York foram cancelados um a um, e ele também foi demitido da rádio, onde conduziu seu próprio show. Sinatra voltou para o apartamento, ligou o acelerador e enfiou a cabeça no forno. Felizmente, seu agente chegou a tempo de salvar o cantor.
Cantor americano lendário | Foto: povos.ru
Frank Sinatra e Barbara Marx | Foto: 24smi.org
No entanto, Sinatra conseguiu lidar com todos os problemas e recuperar sua antiga glória. Quando ele teve problemas com a voz, começou a atuar em filmes. Em 1953, ele recebeu um Oscar pelo filme From Now and Forever Ages como o melhor ator coadjuvante. Entre 1954-1965 Sinatra estrelou 12 filmes. E depois que a voz foi restaurada, ele novamente começou a falar, gravar no estúdio e lançar novos álbuns. Nos anos 60 ele novamente se tornou a estrela número 1. As músicas "Strangers in the Night" e "Something 'Stupid" ficaram em primeiro lugar nas paradas musicais. Ele foi chamado o único cantor que, na idade adulta, foi capaz de repetir o sucesso de sua juventude. Minha vida pessoal também melhorou: em 1966, a atriz Mia Farrow tornou-se a terceira esposa da cantora. É verdade que o casamento durou apenas um ano. E a quarta esposa Barbara Marx permaneceu com ele até os últimos dias.
Vencedor * Oscar * Frank Sinatra | Foto: jazzpeople.ru
Voz da América Frank Sinatra | Foto: kp.ru
Frank Sinatra continuou em turnê extensiva até o final da década de 1970. Em 1979, ele gravou sua famosa canção "New York, New York", que muitos consideravam a despedida do lendário cantor na cena americana. Depois disso, ele falou raramente, devido a que havia rumores de que ele estava doente com uma doença mortal. No entanto, isso não era verdade. A última vez que ele subiu ao palco em 1995. Ele teve que cantar com um teleprompter - sua memória se acalmou, mas um crítico observou com perspicácia: " Sinatra é como um coliseu: parcialmente destruído, mas ainda fascinante ". Em 14 de maio de 1998, Frank Sinatra, 82 anos, morreu de ataque cardíaco.