7 MAIS TERRÍVEIS CATÁSTROFES CÓSMICAS |
NET
O desastre em Baikonur (1960)
Um dos primeiro desastre do mundo, no âmbito do programa espacial. Ele ainda é o maior da história. Aconteceu um acontecimento trágico 24 de outubro de 1960 em Baikonur Baikonur. Neste dia a uma ultra-secreta enquanto o objeto, pessoalmente, para assistir ao início do R-16 vieram muitos convidados do mais alto nível, incluindo Marshal Mitrofan Nedelin.
Já na preparação do foguete para o lançamento encontrado um grande número de problemas, incluindo e bastante substancial. No entanto, em uma reunião de designers Marshal Nedelin pessoalmente insistiu em não realizar o lançamento, e, portanto, decidiu-se realizar reparos no foguete abastecido. Durante 30 minutos antes do inicio agendado houve um arranque do motor não autorizada da segunda fase de R-16. Houve destruição dos tanques da primeira fase e a ignição explosiva dos componentes propulsores, resultando na explosão e morte de 74 (dados oficiais) pessoas (outras fontes morreram de 92 a 126 pessoas), incluindo, ea maioria Nedelina.
No mesmo dia, mas em 1963 em Baikonur ocorreu mais mortes do desastre (mortas 8 pessoas). Desde há espaço lança 24 de outubro não ter realizado no país, e em si mesmo neste dia comemorar todas as pessoas que deram suas vidas para a domesticação do espaço
catástrofe Nedelin (1960)
A morte de Valentin Bondarenko
E o primeiro cosmonauta mortos Valentin Bondarenko começou. Mais ofensivo de tudo, ele não morreu durante o vôo e durante os testes no terreno. 23 de março de 1961, menos de um mês antes do voo de Gagarin, Bondarenko foi em surdobarokamere e descuidadamente deixados de lado fleece, que limpou o suor. Ela entrou em uma espiral elétrica quente, o que levou a um fogo no oxigênio puro instantânea dentro da câmara.
Apollo 1
Os primeiros exploradores do espaço, morreu imediatamente na nave espacial foram três astronautas americanos, os participantes do programa Apollo 1: Virgil Grissom, Edward White e Roger Chaffee. Morreram 27 de janeiro de 1967 no interior do foguete durante o seu campo de testes. Curto ignição significava imediata de oxigênio (um problema semelhante, como durante a morte Bondarenko) e a morte instantânea dos astronautas.
Soyuz-1
E apenas três meses, 24 de abril de 1967, o cosmonauta soviético e morreu em uma nave espacial - Vladimir Komarov. Mas, ao contrário de suas contrapartes americanas, ele foi capaz de voar para o espaço, e morreu quando regressava à Terra.
Contudo, as questões da máquina surgiram imediatamente após entrar órbita - não iria abrir um dos painéis solares, que deve fornecê-lo com a energia . Assim, os líderes do vôo, foi decidido encerrar a missão. No entanto, após a entrada do navio na atmosfera da Terra não abriu qualquer pára-quedas principal ou de reserva. Soyuz-1 em alta velocidade atingiu a superfície, e depois outro e explodiu em chamas.
Soyuz-11
inicia voos da nave espacial soviética Soyuz-11 é muito mais sucesso do que a da Soyuz-1. Na equipa órbita de Georgy Dobrovolsky, Vladislav Volkov e Viktor Patsaeva cumpriu a maioria das suas tarefas, incluindo, e tornou-se a primeira tripulação da estação orbital Salyut-1.
Apenas um pequeno incêndio pode-se mencionar os negativos, razão pela qual a decisão foi tomada e para voltar à Terra um pouco mais cedo do que o planejado. Mas durante a aterragem descida da cápsula despressurizada e os três astronautas foram mortos. Investigação do desastre mostrou que os membros da equipe para encontrar o problema e tentou corrigi-lo, mas não teve tempo - morreu de descompressão.
Falha do shuttle "Challenger"
Este acidente, que ocorreu 28 de janeiro de 1986, tornou-se a catástrofe mais retumbante na história da exploração espacial. O fato de que isso aconteceu em uma transmissão de televisão ao vivo, que foi assistido dezenas de milhões de telespectadores nos Estados Unidos.
Space Shuttle "Challenger" explodiu 73 segundos após o voo devido a um anel de vedação danificada do foguete sólido direita. Isto levou à destruição da sonda, e em seguida, a exposição. Todos os sete astronautas a bordo foram mortos: Scooby Dick, Michael Smith, Ronald McNeill, Ellison Onizuka, Judith Resnik, Gregory Jarvie e Christa McAuliffe.
Falha do shuttle "Columbia"
catástrofe "Challenger" forçado os engenheiros da NASA e cientistas para melhorar o ônibus espacial, para torná-los o mais seguro possível. Mas todos estes esforços foram frustrados 01 de fevereiro de 2003 durante o acidente "Columbia".
A razão para este acontecimento trágico foi a destruição da camada de calor blindagem do shuttle, que é ultra-altas velocidades durante o pouso levou à nave espacial de desintegração, de combustão, ea morte de todos os sete membros da tripulação: Rick Husband, William McCool, Michael Anderson, Laurel Clark, David Brown, Kalpana Chawla e Ilan Ramon. Em 2011, o programa Space Shuttle foi cancelado.