Mesquita Sheikh Zayed é a principal vitrine da riqueza incalculável do Emirado de Abu Dhabi. Uma espécie de ilustração de "Os Contos das 1001 Noites". Graças aos guias turísticos, que competiam entre si para falar sobre seu luxo extremo. Dizem que o edifício milagroso tem o tamanho de cinco campos de futebol, suas paredes são incrustadas com ouro puro e pedras preciosas, e a estimativa é expressa em um valor de dez dígitos: 2.000.000.000 dirhams.
Aos olhos de estrangeiros não iniciados, a M
Enquanto isso, qualquer estudante em Abu Dhabi confirmará que a mesquita não é uma vitrine, mas o principal monumento ao homem que a homenageia – o xeque Zayed ibn Sultan al-Nahyan. Nos Emirados, Sua Alteza é como Lênin na URSS: amado "avô", pai fundador, etc. Foi ele quem teve a brilhante ideia de unir os pobres principados beduínos em um só país – os Emirados Árabes Unidos. E durante seu reinado de 40 anos, esses lugares se transformaram no paraíso na Terra, e os cameleiros locais, nas pessoas mais ricas do planeta.
Os súditos começaram a perpetuar o nome de seu amado xeque durante sua vida. Começaram modestamente, com estádios e pequenas instalações de infraestrutura. Mas a mesquita "póstuma" foi originalmente concebida como a mais grandiosa de todas as que existem na Terra para a sua amada governante. A construção foi realizada em uma escala sem precedentes. A mesquita que leva o nome do xeque árabe foi construída pelo mundo inteiro: mármore da Itália e da China, tapetes do Irã, lustres da Alemanha e da Áustria, engenheiros dos Estados Unidos, etc. O resultado da cooperação global superou todas as expectativas – a gigantesca mesquita branca como a neve tornou-se imediatamente a principal dos Emirados Árabes Unidos e a mais luxuosa do mundo muçulmano.
A Grande Mesquita Sheikh Zayed é famosa por suas inúmeras características únicas: o design interior dos salões de orações é feito de mármore italiano branco e incrustado com padrões florais de mosaicos de ouro e vidro, pedras semipreciosas e cristais. No salão principal de orações, sob a cúpula central, está pendurado o maior lustre do mundo – com 10 m de diâmetro, 15 m de altura e pesando mais de 9 toneladas. O templo também é iluminado por lustres de ouro da Alemanha, lustres de cristal Swarovski da Áustria e lustres de vidro da Itália.
O salão principal também abriga o maior tapete feito à mão do mundo. O tapete foi tecido no Irã com base em um desenho do artista iraniano Ali Khalighi. 1.200 artesãos levaram dois anos para confeccioná-lo. O tapete, com 5.627 metros quadrados e 35 toneladas de lã e 12 toneladas de algodão, vale cerca de US$ 8,2 milhões.
O muro Qibla, que apresenta mosaicos de ouro e vidro representando os 99 nomes (qualidades) de Alá na caligrafia tradicional Kufi, é iluminado por uma sutil iluminação de fibra óptica integrada ao design.
A super mesquita é a maior dedicatória ao Xeque Zayed em Abu Dhabi até o momento, mas certamente não será a última. Por exemplo, em 2010, a nova ponte, a mais moderna e bela de Abu Dhabi, recebeu o nome do pai fundador. As autoridades do emirado planejam continuar a dar o nome dele a todas as conquistas mais importantes do território sob seu controle.
A mesquita está localizada entre a Ponte Mussafah e a Ponte Maqta, no Emirado de Abu Dhabi. A entrada principal possui degraus e estacionamento limitado. A mesquita está aberta a pessoas de todas as nacionalidades e religiões, não apenas muçulmanos (não está claro se judeus israelenses têm permissão para visitá-la, já que israelenses geralmente não têm permissão para visitar os Emirados Árabes Unidos). Os visitantes podem circular pelo pátio principal por conta própria (a qualquer hora do dia, exceto nas manhãs de sexta-feira) e dentro do salão principal de orações da mesquita (entrada restrita durante os horários de oração, sermão de sexta-feira e Ramadã).
O Centro da Grande Mesquita Sheikh Zayed foi criado em 2008 para gerenciar as operações diárias, incluindo programas educacionais e de visitantes. A Grande Mesquita Sheikh Zayed não é apenas um local de culto, mas também um local de aprendizado. A Rainha Elizabeth II do Reino Unido, também chefe da Igreja da Inglaterra, visitou a Grande Mesquita Sheikh Zayed em 24 de novembro de 2010 durante uma visita aos Emirados Árabes Unidos com seu marido, o Príncipe Philip. Ela foi a primeira líder do mundo não muçulmano a visitar oficialmente a Grande Mesquita Sheikh Zayed, de acordo com uma reportagem da WAM.
Nome oficial completo: Mesquita Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan. A mesquita recebeu o nome do primeiro presidente e fundador dos Emirados Árabes Unidos, que foi sepultado ali após sua morte em 3 de novembro de 2004.
A área da Mesquita Sheikh Zayed é de 22.412 metros quadrados. Os quatro minaretes têm 107 metros de altura.
Os tapetes iranianos expostos no salão principal de orações, tecidos por cerca de 1.200 mulheres iranianas, têm 5.000 metros quadrados e são os maiores tapetes tecidos à mão do mundo, feitos com 35 toneladas de lã e algodão.
Os sete lustres da mesquita custaram cerca de AED 30 milhões.
A cúpula principal é a maior do mundo, com 87 metros de altura e 32,8 metros de diâmetro. A mesquita possui um total de 82 cúpulas, todas de design tradicional marroquino.
O pátio tem um total de 1048 colunas.
O muro Qibla é iluminado por cerca de 250 iluminadores EFO da Fiberstars. A EFO é uma fornecedora de fibra óptica.
Materiais de construção e componentes são fornecidos da Alemanha, Grécia, Irã e Itália.
Cerca de 1500 trabalhadores estão envolvidos na construção
Cerca de 40 mil fiéis podem ser acomodados
O salão principal de orações pode acomodar 5.000 fiéis.
A ideia da Mesquita foi inicialmente concebida no final da década de 1980. No entanto, o planejamento final, o projeto e o local da construção só foram aprovados em meados da década de 1990.
A data de início da construção era 5 de novembro de 1996, mas após a fase inicial, a construção estagnou, com várias notícias de dinheiro circulando e desentendimentos entre os empreiteiros e o Departamento de Obras Públicas de Abu Dhabi. Halcrow assumiu a supervisão da construção em outubro de 2001, e a estrutura principal da mesquita foi concluída em maio de 2002. A mesquita foi finalmente concluída no final de 2007.
O projeto e a construção foram realizados em conjunto por pessoas de diversos países: incluindo Áustria (cristais Swarovski nos lustres), China, Alemanha (lustres), Grécia, Índia, Irã, Itália (vidro), Marrocos, Nova Zelândia, Turquia, Emirados Árabes Unidos (EAU) e Reino Unido (RU). Mais de 3.000 trabalhadores e 38 empreiteiros estiveram envolvidos no projeto de construção. Os materiais utilizados incluem cerâmica, cristais, ouro, mármore, pedras semipreciosas e pedras preciosas.
A capacidade máxima é de 40.960 pessoas – 22.729 no sahan aberto (pátio), 7.126 no salão principal de orações, 1.960 no salão aberto de orações, 980 na seção feminina do salão aberto de orações, 682 no vestíbulo principal de orações, 784 na antecâmara principal. A área total é de 22.412 metros quadrados (comparável à área de cerca de 5 campos de futebol). O pátio tem aproximadamente 17.000 metros quadrados. A área dos espelhos d'água que cercam o pátio é de 7.874 metros quadrados. Cúpulas – 82 cúpulas de design marroquino são decoradas com mármore branco. A casca externa da cúpula principal tem um diâmetro de 32,8 metros, uma altura de 70 metros dentro e 85 metros fora. É a maior cúpula de seu tipo de acordo com o Centro de Pesquisa de História e Cultura Islâmica na Turquia.
Colunas - A mesquita tem cerca de 1.000 colunas na área externa, decoradas com mais de 20.000 painéis de mármore incrustados com pedras semipreciosas, incluindo concha de abalone, ametista, lápis-lazúli, madrepérola e ágata vermelha. 96 colunas no salão principal de orações são decoradas com madrepérola. Minaretes - Há 4 minaretes, cada um com cerca de 107 metros de altura. O sistema de iluminação foi projetado pelos arquitetos Jonathon Speirs e Maer, levando em consideração as fases da lua. A porta principal de vidro da mesquita: altura 12,2 m, largura 7 m, peso cerca de 2,2 toneladas. O lustre no salão principal de orações é o maior do mundo: diâmetro 10 m, altura 15 m, peso cerca de 9 toneladas. O tapete no salão principal de orações é o maior tapete tecido à mão do mundo, com 2.268 mil nós.
Projetado pelo artista iraniano Ali Khaliqi e feito à mão por 1.200 artesãos em pequenas aldeias perto de Mashhadin, no Irã. Muro de Qibla (de frente para a cidade sagrada de Meca): 23 m de altura e 50 m de largura. O muro de Qibla apresenta caligrafia tradicional Kufi, projetada pelo calígrafo dos Emirados Árabes Unidos Mohammed Mandi, mostrando os 99 nomes (qualidades) de Alá. Caligrafia de três estilos: Kufi, Naskhi e Thuloth é usada na mesquita, projetada por calígrafos da Jordânia, Síria e Emirados Árabes Unidos. Cobertura – Um total de 115.119 metros quadrados de revestimento é usado na mesquita e nos minaretes. Painéis – 80 painéis Iznik artesanais ou azulejos de cerâmica, com estilo de caligrafia Thuloth do Sheikh Hassan Celbi da Turquia. Mármore - 28 tipos diferentes de mármore são usados na mesquita, incluindo Sivec da Grécia e Macedônia no revestimento externo, Lasa da Itália nas fachadas internas, Makrana da Índia nos anexos e escritórios, Aquabiana e Biano da Itália, Eastern White e Ming Green da China.
A mesquita é cercada por lagos e canais artificiais, com uma área total de 7.874 metros quadrados, decorada com azulejos escuros, que refletem lindamente o templo branco iluminado à noite.
Abu Dhabi tem muitos marcos arquitetônicos, entre os quais os mais notáveis são a réplica do sagrado Domo da Rocha e o Emirates Palace, o hotel-palácio mais caro.
A Grande Mesquita Sheikh Zayed está aberta ao público diariamente, das 9h às 12h, exceto às sextas-feiras. A entrada é gratuita.
Os visitantes devem usar roupas conservadoras e folgadas, com mangas compridas, saias e calças compridas. As mulheres devem usar lenço na cabeça (fornecido na entrada). Os sapatos devem ser retirados antes de entrar.
Os visitantes serão solicitados a permanecer apenas nas áreas da mesquita que podem ser visitadas, a não tocar no Alcorão ou em outros elementos arquitetônicos dentro do salão de orações, e é proibido fumar e comer.
Site oficial: eng.