Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
1




Partilhe esta Página

 

www.aetassentos.com

 

here

SELLTINIAN CAPELLA, VATICANO
SELLTINIAN CAPELLA, VATICANO



SELLTINIAN CAPELLA, VATICANO

Texto legal - Cappella Sistina 204301623280673.png
Vista da Capela Sistina de cima .jpg
Vista de fora.  
A Capela Sistina é uma estrutura retangular alta, cujo interior é o tamanho do Templo de Salomão de acordo com o Antigo Testamento (40,9 m de comprimento e 13,4 m de largura). A aparência externa da capela não se distingue por nenhuma decoração ou elementos arquitetônicos especiais, que, em geral, é típico das igrejas italianas da Idade Média e do Renascimento. Ela também não tem uma fachada, já que a entrada da capela é feita a partir dos quartos do Palácio do Papa. O prédio em si é dividido em três níveis, sendo o mais baixo um piso térreo muito alto com várias janelas e uma entrada que conduz ao pátio. Em seguida, segue a sala principal, de fato, a Capela Sistina, cuja altura dos abóbadas atinge 20,7 m. Aqui você pode ver seis janelas altas e arqueadas. E acima do cofre estão as salas de guarda para o guarda.
8498223366_3a20dec9eb_k.jpg
 Vista interna.
Esta cerca separa os sacerdotes e leigos, antes de estar exatamente no meio do corredor.  
26669623661_5b8a275490_o.jpg
Uma vista do altar.  
Cappella_Sistina_ (Sistine_Chapel) _ (2476394326) .jpg
A Capela Sistina é famosa por seus afrescos, especialmente aqueles que adornam seus cofres, uma obra-prima de Michelangelo.
6139929223_14435bfe08_b.jpg
10786892246_381baacac0_k.jpg
A maioria dos afrescos que retratam a vida de Moisés e de Cristo, foi criada no final do século XV por uma equipe de pintores renascentistas - Sandro Botticelli, Pietro Perugino, Pinturicchio, Domenico Ghirlandaio, Cosimo Roselli.
26298599730_9a5c73f694_k.jpg
E em 1483 ocorreu a primeira Missa em homenagem à Ascensão da Virgem Maria na Capela Sistina.
14962974603_7be868c7dc_k.jpg
Em 1508-1512, sob o patrocínio do papa Júlio II sobre a pintura dos cofres da capela, trabalhou Michelangelo, que estava destinado a criar uma obra-prima que mudou toda a arte ocidental. Aqui, o grande mestre dos anos 1535-1541 pintou a pintura "Judgment Day".
1406590658_3db9227279_o.jpg
Como já mencionado acima, Michelangelo trabalhou na pintura dos cofres da Capela Sistina. Aqui, ele retratou a Criação do Mundo por Deus, a relação de Deus com o homem e a queda do homem diante de Deus. Aqui você pode ver 12 figuras bíblicas de homens e mulheres que predisseram que Deus enviaria Jesus Cristo para a morte pela salvação da humanidade.
8542385814_a5be0e5ad3_k.jpg
As dimensões do cofre pintado são de cerca de 40 m de comprimento e 13 m de largura, o que significa que a área total do fresco ultrapassa os 500 metros quadrados!
8541286783_fab2ae65b1_k.jpg
Vale a pena notar um fato bem conhecido - Michelangelo pintou afrescos deitados de costas nas suas próprias florestas construídas.
8854756282_d401597ea6_k.jpg
A parede do norte com um ciclo de afrescos da vida de Cristo. 
 
****
Grande enciclopédia soviética
Capela Sistina no Vaticano em Roma, um dos monumentos mais destacados da arte renascentista italiana. Retangular no plano, a construção da igreja foi construída pelo arquiteto J. de Dolci em 1473-1981 e consagrada em 1483 com o Papa Sixto IV, após a qual a capela foi nomeada. O fundo dos muros de São Petersburgo é desprovido de pinturas;aqui em casos especialmente solenes foram pendurados trellis tecidos no cartão de Raphael (1515-16). Em 1481-83, as paredes da capela foram pintadas com afrescos que descrevem cenas da vida de Moisés e Cristo (S. Botticelli, Pinturicchio, C. Rosselli, L. Signorelli, D. Ghirlandaio, P. Perugino trabalhou aqui). Em 1508-12, Michelangelo decorou o teto, as lunetas e o deck com uma lista de obras clássicas da arte mundial e, em 1536-41, pintou a parede do altar ("The Last Judgment"). Uma vez que está aberto como um museu.
****
en.wikipedia.org
Сикстинская капелла (итал. Cappella Sistina) самая известная капелла Папского дворца. Она была построена между 1473 и 1481 на месте Cappella Maggiore (Великой капеллы) по проектуy Baccio Pontelli под надзором Джованнино де Дольчи (Giovannino de Dolci) для папы Сикста IV, чье имя она и получила. К моменту начала строительства старая капелла лежала в руинах из-за оседания почвы. Капелла была задумана папой как центр церемониальных и литургических действий папской курии.
Сикст IV был родом из семейства делла Ровере, на гербе которого было изображено ветвистое деревце в окружении венка из дубовых листьев. Заговор банкиров Пацци был делом его рук, так как он мечтал об уничтожении власти Медичи во Флоренции. (Покушение на Медичи состоялось 26 апреля 1478 года. Во время богослужения в Санта Мариа дель Фиоре заговорщики напали на братьев Медичи, Джулиано и Лоренцо, с кинжалами в руках. Легко раненому Лоренцо удалось спастись в ризнице, Джулиано пал от первого же удара. Попытка поднять восстание под лозунгом восстановления республиканских свобод не удалась. Члены семейства Пацци и остальные заговорщики были схвачены, подвергнуты пытке и избиениям, а затем повешены на окнах Палаццо Веккио. Имущество дома было конфисковано. Один из участников заговора, Бернардо ди Бандино Барончелло, убийца Джулиано Медичи, бежал и после долгих скитаний прибыл в Константинополь. Однако султан выдал его, он был привезён в цепях во Флоренцию и повешен на окнах того же Палаццо Веккио 20 декабря 1479 г. Лоренцо был в курсе взаимоотношений заговорщиков с Папой Сикстом IV, и этот случай надолго испортил отношения между флорентийской правящей династией и Святым Престолом. ) Папа бы просвещенным человеком, теологом. Именно он положил начало собранию памятников античности на Капитолии. Он также создал великолепную библиотеку, которую передал Ватикану.
Первая месса в Сикстинской капелле была отслужена 9 августа 1483 г. - в день Успенья Пресвятой Богородицы. Во время мессы капеллу освятили и посвятили Деве Марии. Капелла является действующей. Основное назначение капеллы - проведение конклава, совета кардиналов для выбора нового папы. Конклавы проводятся в Ватикане с 1455 г., до этого они проводились в доминиканском монастыре Santa Maria sopra Minerva. Кардиналы не могут покинуть капеллу, пока не изберут нового папу, поэтому им выделены места, где они могут слушать мессу, есть, спать и общаться со слугами.
Na capela há um fogão com um tubo que conduz ao telhado da capela. Se o candidato não receber uma maioria de dois terços, as cédulas são queimadas com a adição de corante preto. Se eu escrevi algo de tinta branca. A fumaça branca acima do telhado da capela é um sinal de que o novo papa é eleito. O prédio arquitetônico não tem um prédio. A capela é de três andares. O primeiro andar é o mais poderoso e duradouro. O segundo andar, o principal, tem 40,9 m de comprimento, 13,4 m de largura e 20,7 m de altura. São as dimensões do templo de Salomão, conforme descrito no Antigo Testamento. Existem seis janelas nas paredes laterais, duas nas paredes da extremidade. Várias janelas foram colocadas. No terceiro andar há uma casa de guarda com galerias ao redor do prédio. Originalmente, a galeria estava aberta, depois um telhado foi erguido sobre ela, enquanto a água fluía constantemente dentro da capela.  
 


Frescos de paredes podem ser divididos em três níveis.
Baixa - imitação de cortinas. Aqui, as treliças estão penduradas.
O segundo são as cenas da vida de Cristo e de Moisés.
O terceiro nível - retratos dos papas, localizados entre as janelas. Como a parte superior da terceira camada pode ser considerada lunetas que representam os antepassados ​​de Cristo, de acordo com a genealogia dada pelo Evangelista Mateus. Para ser preciso, não são os antepassados ​​de Jesus, mas de José, o marido de Maria.
Em 1515, o Papa Leão X ordenou a Rafael uma série de dez tapeçarias para decorar o nível inferior das paredes na capela, retratando cenas da vida dos apóstolos Pedro e Paulo. Foi como uma resposta do papa Leão X ao teto, pintado anteriormente por Michelangelo encomendado por Julius II. Raphael também viu nessa a oportunidade de entrar na competição com Michelangelo. O trellis foi feito quatro anos na oficina de Bruxelas Pieter van Aelst. Durante a pilhagem de Roma em 1527, essas tapeçarias foram seqüestradas. No final do século 20, foram restaurados para os sete cartões de Raphael sobreviventes. As tapeçarias foram novamente penduradas na Capela Sistina em 1983.
A pintura das paredes foi encomendada pelo Papa Sixto IV em 1480. O desenvolvimento do plano geral do ciclo pertence a S. Botticelli, mas o próprio pai estava envolvido na elaboração do programa, que era um teólogo proeminente. O tema das pinturas de parede são episódios evangélicos e episódios da vida de Moisés, como legislador e sumo sacerdote, chamados a transmitir a grandeza da igreja e o poder do pontífice. O teto foi pintado por Michelangelo de 1508 a 1511 pela ordem do Papa Júlio II. Nos anos 1537-1541. Michelangelo pintou a parede acima da cena do altar "The Last Judgment" (The Last Judgment). Para isso, foi necessário apagar as cenas da vida de Moisés, a cena com o nascimento de Cristo, as imagens de vários papas romanos e os antepassados ​​de Jesus. Duas janelas foram colocadas, e as duas tapeçarias de Raphael eram supérfluas.  


O SEGUNDO YARO DE FRESCO  
Parede do sul (do altar para a saída)  
Circuncisão do filho de Moisés Pietro Perugino.jpg
Circuncisão do filho de Moisés Pietro Perugino.  
Uma vez, em um ataque de fúria, Moisés matou um guarda egípcio que cruelmente tratava os escravos israelenses e, com medo do castigo, "fugiu do faraó e parou na terra de Midiã" do sacerdote Jethro. Lá se casou com sua filha Zeppore e roçou o gado de seu pai.
O fresco retrata a despedida de Moisés com Jethro, o retorno de Moisés e sua família ao Egito. E à direita está a circuncisão do filho de Moisés. Ex. 4: 24-26 "Aconteceu no caminho para casa que o Senhor o encontrou e queria matá-lo (o filho de Moisés)". Então Ziporus pegou uma faca de pedra e cortou o prepúcio de seu filho e, atirando em seus pés, disse: "Você é o noivo do meu sangue E o SENHOR levantou-se dele, e ela disse: "O noivo do sangue é para a circuncisão".  
http://niistali.narod.ru/cities/Vatican/Mos_2.jpg
Cenas da vida de Moisés. S. Botticelli.  
O fresco retrata o assassinato de um superintendente egípcio.
O segundo episódio é a defesa das filhas de Jethro. Ex. 2: 16-22 "E o sacerdote de Midiã [eram] sete filhas, [que estavam cuidando das ovelhas de Jetro, seu pai] quais vieram tirar água, e encheram os bebedouros para regar rebanho de seu pai [Jetro] E vieram os pastores, e as expulsaram dali então ... Moisés levantou-se e protegê-los, [e pegou água] e regou suas ovelhas ". O terceiro episódio é o arbusto ardente. "E apareceu-lhe um anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça e ele viu que a sarça ardia no fogo, ea sarça não se consumia Moisés disse .. Ir e ver esta grande visão, porque a sarça não se queima quando o Senhor viu que ele tinha. ! ver, e Deus chamou-o do meio da sarça e disse: Moisés, Moisés disse, aqui estou eu, [Senhor] Deus disse: não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés, porque o lugar em que você é! você está, há uma terra santa. "E ele disse: Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés fechou o rosto, porque ele tinha medo de olhar para Deus. E disse o SENHOR a Moisés: Vi a aflição do meu povo no Egito, e ouvi o seu clamor dos seus preceptores; Então eu desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-los fora desta terra, [e colocá-lo] para uma terra boa e espaçosa, uma terra que mana leite e mel, a terra dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, [girgaseu] heveus e O Jebuseu. E eis que veio o grito dos filhos de Israel, e vejo a opressão, assim como os egípcios os oprimem. Vá então: Eu o enviarei a Faraó [o rei do Egito]; e tire meu povo do Egito, os filhos de Israel ". Eu vi a aflição do meu povo no Egito, e ouvi seu clamor de seus preceptores; Então eu desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-los fora desta terra, [e colocá-lo] para uma terra boa e espaçosa, uma terra que mana leite e mel, a terra dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, [girgaseu] heveus e O Jebuseu. E eis que veio o grito dos filhos de Israel, e vejo a opressão, assim como os egípcios os oprimem. Vá então: Eu o enviarei a Faraó [o rei do Egito]; e tire meu povo do Egito, os filhos de Israel ". Eu vi a aflição do meu povo no Egito, e ouvi seu clamor de seus preceptores; Conheço seu sofrimento, e eu vou livrá-lo da mão dos egípcios, e levá-lo para fora desta terra [e entrar nele] em uma terra de bom e amplo leite fluindo e mel na terra dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos heveus. O Jebuseu. E eis que veio o grito dos filhos de Israel, e vejo a opressão, assim como os egípcios os oprimem. Vá então: Eu o enviarei a Faraó [o rei do Egito]; e tire meu povo do Egito, os filhos de Israel ". Quão opressivos são os egípcios. Vá então: Eu o enviarei a Faraó [o rei do Egito]; e tire meu povo do Egito, os filhos de Israel ". Quão opressivos são os egípcios. Vá então: Eu o enviarei a Faraó [o rei do Egito]; e tire meu povo do Egito, os filhos de Israel ".
Botticelli e sua oficina completaram todos os seus trabalhos por 11 meses, de 1481 a 1482. Esses trabalhos são considerados relativamente fracos.  
Cruzando o Mar Cosimo Rosselli.jpg
Atravessando o Mar Vermelho. B. d'Antonio.  
Dando Mandamentos Cosimo Rosselli.jpg
Recibo por Moisés das Tabelas da Aliança. Cosimo Rosselli  
Mostra que Moisés escalou o Monte Sinai para receber os Dez Mandamentos ("... as instruções e o mandamento que escrevi"), que foram esculpidas em pratos "em ambos os lados, com o um e o outro escrito sobre eles. E essas tabelas eram obra de Deus, e as letras são escritas de Deus ".
O segundo episódio é a criação de um bezerro dourado.
O terceiro episódio é o castigo dos idólatras.
O quarto é o retorno do profeta com os novos comprimidos.  
Perturbação contra a lei Sandro Botticelli.jpg
Punição da Coréia, Dafan e Avian. S. Botticelli.
Corá, filho de Izhar, filho de Coate, filho de Levi, e Datã e Abiram, filhos de Eliabe, e Aban, filho de Talé, filhos de Rúben, levantaram-se contra Moisés e com os filhos de Israel, duzentos e cinquenta maridos, chefes da sociedade, eminente
... E a terra abriu a boca, e os engoliu, e as suas casas, e todo o povo de Corá e todas as propriedades; e eles desceram com tudo o que lhes pertencia, vivendo no submundo, e a terra os cobriu, e eles pereceram do meio da sociedade.
E todos os israelitas que estavam ao redor deles fugiram de seu clamor, de modo que, eles disseram, a Terra não nos engoliu. E o fogo saiu do Senhor, e devorou ​​aqueles duzentos e cinquenta homens que ofereceram incenso.
À direita, uma multidão de judeus quer vencer Moisés (um homem com uma longa barba cinza) para escolher um novo líder e retornar ao Egito. Joshua levantou-se em defesa de Moisés.
No centro do homem com uma capa azul, balançando seu incensário, na tiara tripla do Papa está Arão, o irmão de Moisés. À esquerda, dois jovens que pairam na nuvem são os filhos inocentes da Coréia. O arco retratado no centro é o arco de Constantino (o primeiro imperador cristão) em Roma. O fresco simboliza a supremacia do poder do papa, recebido de Deus.  
A Morte de Moisés Luke Siniorelli.jpg
Testamento e morte de Moisés. Luca Signorelli  
discurso de despedida, convertido por Moisés para os israelitas, na véspera de sua travessia do Jordão e da conquista de Canaã ( "Deuteronômio"). Então subiu Moisés das planícies de Moabe ao monte Nebo, ao cume de Pisga, que está defronte de Jericó, eo Senhor mostrou-lhe toda a terra desde Gileade até Dã, e toda a [terra] Naftali, e [todos] a terra de Efraim e Manassés, toda a terra de Judá, até o mar ocidental, eo Negev ea planície do vale de Jericó, a cidade das palmeiras, até Zoar. E o Senhor disse-lhe: Esta é a terra que jurei a Abraão, Isaque e Jacó, dizendo: "Eu vou dar-lhe a tua semente"; Eu lhe dei para ver com seus olhos, mas você não entrará. E ele morreu lá, que Moisés, servo do Senhor, na terra de Moabe, conforme a palavra do Senhor.
O ciclo termina com um fresco "Esporo acima do corpo de Moisés" na parede acima da saída. (Miguel Arcanjo, quando falou com o diabo, discutindo sobre o corpo de Moisés, não se atreveu a proferir um julgamento de censura, mas ele disse: "Que Deus te livre de você"). Em 1522, o architrave entrou em colapso e o afresco Signorelli foi destruído. O papa Gregório XIII ordenou afrescos nos mesmos temas que os destruídos, os artistas Hendrik van den Broeck e Matteo da Lecce.  


A parede norte (do altar até a saída)  
O Batismo de Cristo. Pietro Perugino.  
A tentação de Cristo por Sandro Botticelli.jpg
A Tentação de Cristo. S. Botticelli.  
Mt. 4: 1-11. Então, Jesus foi elevado pelo Espírito no deserto, para ser tentado pelo diabo, e após o jejum quarenta dias e quarenta noites, ele morreu pelo fim. E o tentador veio até ele e disse: Se você for o Filho de Deus, ordene que essas pedras se tornem pães. E ele respondeu e disse-lhe: Está escrito: O homem não viverá de pão sozinho, mas por toda palavra que sair da boca de Deus. Então o demônio o leva até a cidade santa e o entrega na asa do templo e diz-lhe: Se você é o Filho de Deus, desista, pois está escrito: "Ele dará seus anjos sobre você, e em seus braços eles o suportarão, assim você não tropeçará contra uma pedra com seu pé". Disse-lhe Jesus: está escrito também: não tente o Senhor, seu Deus. Mais uma vez, o demônio o leva a um monte muito alto e mostra a todos os reinos do mundo e à sua glória, e diz-lhe: Eu vou te dar tudo, se você cair, você me adorará. Então Jesus disse-lhe: "Pegue-te atrás de mim, Satanás, Pois está escrito: "Adore o Senhor seu Deus e Ele apenas sirva". Então o demônio o deixou, e eis que os anjos vieram e o serviram.
No canto superior esquerdo, o diabo, sob a aparência de um eremita, convida Cristo a transformar pedras em pão, acima do centro - o diabo elevou Cristo ao telhado do templo, acima à direita - a uma montanha alta. Aqui, os anjos prepararam a mesa para a celebração do sacramento.
No centro em primeiro plano, o sumo sacerdote está prestes a realizar o sacrifício de acordo com a tradição judaica. Ele leva um vaso com o sangue dos animais, e à direita algumas pessoas levam animais sacrificados e carregam lenha. No meio esquerdo, Jesus explica aos anjos o que está acontecendo no primeiro plano. O próprio Cristo, como um cordeiro, foi sacrificado pela expiação dos pecados da humanidade.  
O apelo dos apóstolos Domenico Ghirlandaio.jpg
Apelo dos apóstolos Domenico Ghirlandaio.  
Peter e Andrew em primeiro plano, no fundo - James e John. Como sempre, Ghirlandaio introduziu uma imagem do panorama da cidade antiga. Mt. 4: 18-22. Andando pelo mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, jogando redes no mar, porque eram pescadores, e disse-lhes: "Siga-me, e eu vou fazer você pescadores de homens". E imediatamente eles deixaram as redes e seguiram-no. Daí, indo mais longe, viu os outros dois irmãos, Tiago, o Zebedeu e João, seu irmão, em um barco com Zebedeu, seu pai, remendando suas redes e os chamou. E imediatamente eles deixaram o barco e seu pai, seguiram-no.  
Sermão do Monte Cosimo Rosselli.jpg
Sermão no Monte. Cosimo Rosselli.  
À direita é a cura do leproso.
Mt. capítulo 5-7. Vendo o povo, ele subiu à montanha; E quando seus discípulos se sentaram, seus discípulos chegaram a ele. E ele abriu a boca e ensinou-os, dizendo:
Bem-aventurados os pobres em espírito; porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que lloram, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão encherados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque terão misericórdia ... Matt. 8: 1-4. Quando ele desceu do monte, uma multidão o seguiu. E então o leproso surgiu e, curvando-se a ele, disse: "Senhor!" Se você quiser, você pode me limpar. Jesus estendeu a mão e tocou e disse: eu quero, limpe. E ele imediatamente se limpou de lepra. E disse-lhe Jesus: Não diga a ninguém, mas vá, mostre-se ao sacerdote, e traga o presente que Moisés ordenou, por um testemunho a eles.  
Entregando as chaves.  Pietro Perugino.jpg
Transferência de chaves para o apóstolo Pedro. Pietro Perugino.  
Em primeiro plano O apóstolo Pedro recebe as chaves de prata e ouro do Reino dos Céus. No fundo, dois outros episódios do Evangelho são retratados. Mt. 16: 13-20. E quando chegou aos países de Cesaréia de Filipo, Jesus perguntou aos discípulos: "Por quem os homens me adoram, o Filho do homem?" Eles disseram: um para João Batista, o outro para Elias e outros para Jeremias, ou para um dos profetas. Disse-lhes: Mas quem diz que sou eu? Simão Pedro respondeu: "Você é o Cristo, o Filho do Deus vivo". Então Jesus respondeu e disse-lhe: Bem-aventurado, Simão, filho de Jonas, porque a carne e o sangue não o revelaram a ti, mas meu Pai que está nos céus celestiais; E eu digo para você, você é Pedro e, nesta pedra, criarei minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; e eu lhe darei as chaves do Reino dos Céus; e tudo o que ligará na terra será atarefado no céu, e tudo o que você soltará na terra será solto no céu.
No fundo à esquerda. Mt. 17: 24-27. Quando chegaram a Cafarnaum, os colecionadores do didrahm vieram a Pedro e disseram: Sua professora não dará Didrahma? Ele diz: sim. E quando ele entrou na casa, Jesus, depois de ter avisado, disse: como você acha, Simon? Os reis da terra estão tomando deveres ou impostos de quem? com seus filhos ou com estranhos? Pedro diz a ele: de estranhos. Disse-lhe Jesus: os filhos são livres; mas, para que não os tentemos, vá ao mar, desista e o primeiro peixe que será apanhado, pegue, e, abrindo a boca, você encontrará uma estátua; Pegue e entregue-me para você e para si mesmo.
No fundo à direita. In. 8: 31-59 Jesus disse-lhes: "Se Deus fosse seu Pai, você me amaria, porque eu venho de Deus e venho; pois não venho de mim mesmo, mas ele me enviou. Por que você não entende o meu discurso? Porque você não pode ouvir minha palavra. Seu pai é o diabo; e você quer cumprir os desejos de seu pai. Ele era um assassino desde o início e não estava na verdade, pois não há verdade nele. Quando ele diz uma mentira, ele diz o dele, pois ele é um mentiroso e o pai da mentira. E como eu falo a verdade, então não acredite em mim ...
Então tomaram pedras para lançar sobre ele; Mas Jesus desapareceu e deixou o templo, passando entre eles, e prosseguiu. Acredita-se que Khuzhodnik se retratou como a quinta pessoa certa em primeiro plano. O templo no centro é o templo de Salomão. Tal decisão da paisagem, como neste fresco, mais tarde usado por muitos artistas, incluindo Raphael. Giorgio Vasari chamou Perugino de uma pequena pessoa religiosa, mas em suas obras o artista consegue expressar profundamente o sentimento religioso.  
Última Ceia.  Fresco.
A Última Ceia. Cosimo Rosselli.
Nas janelas há mais três episódios da vida de Cristo, à esquerda - a oração pelo cálice no Jardim do Getsêmani.  
http://niistali.narod.ru/cities/Vatican/Ch_6_arrest.jpg
A Última Ceia. Detalhe - prisão no Jardim do Getsêmani.  
Mt. 26: 34-56. Então Jesus vem com eles para um lugar chamado Getsêmani, e diz aos discípulos: Sente-se aqui até eu ir e orar lá. E levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, ele começou a lamentar e perder. Então disse-lhes Josué: a minha alma está triste até a morte; Fique aqui e assista comigo. E ele foi um pouco, caiu em seu rosto, orou e disse: Meu Pai! se for possível, deixe este copo passar de mim; No entanto, não como eu quero, mas como Você. E ele vem aos discípulos e os encontra dormindo, e diz a Pedro: "Você não poderia estar acordado comigo uma hora?" Assista e ore, para que não caia em tentação: o espírito está disposto, mas a carne é fraca. Afastando-se outra vez, ele orou, dizendo: Meu Pai! Se este copo não puder me passar, que eu não deveria beber, sua vontade será feita. E quando ele vem, ele os encontra novamente adormecidos, pois seus olhos são pesados. E, deixando-os, afastou-se novamente e rezou pela terceira vez, dizendo a mesma palavra. Então ele vem a seus discípulos e diz para eles: você ainda está dormindo e descansando? Eis que a hora está próxima, e o Filho do homem é traído nas mãos dos pecadores; Levante-se, venha, venha, que quem me trair se aproximou. E quando ainda falou, eis que Judá, um dos doze, tinha vindo, e com ele havia uma multidão de pessoas com espadas e estacas, dos principais sacerdotes e dos anciãos do povo. Aquele que o traiu deu-lhes um sinal, dizendo: Quem eu vou beijar, isto é, levá-lo. E imediatamente vindo a Jesus, ele disse: "Alegra-te, rabino!" E ele o beijou. E Jesus disse a ele: amigo, por que você veio? Então vieram e puseram as mãos sobre Jesus e o levaram. E eis que um dos que estavam com Jesus esticou a mão, e puxou a espada e matou o servo do sumo sacerdote, lhe cortou a orelha. Então Jesus disse-lhe: Volta a sua espada ao seu lugar, para todos os que tomaram a espada, com a espada eles perecem; ou você acha que agora não posso orar ao Meu Pai, e Ele me apresentará mais de doze legiões de Anjos? Como as Escrituras serão cumpridas, isso deve ser assim? Naquela hora, Jesus disse ao povo: como se você estivesse com espadas e varais para me levar ao ladrão; Todos os dias eu me sentei com você, ensinando no templo e você não me levou. Isso foi tudo para que os escritos dos profetas fossem cumpridos. Então todos os discípulos, deixando-o, fugiram.  
http://niistali.narod.ru/cities/Vatican/Ch_6_crucifix.jpg
A Última Ceia. Detalhe - um crucifixo.
O ciclo termina com o afresco "Ressurreição" na parede acima da saída. Em 1522, o architrave entrou em colapso e o afresco de Ghirlandaio foi destruído. O papa Gregório XIII ordenou afrescos nos mesmos temas que os destruídos, os artistas Hendrik van den Broeck e Matteo da Lecce.  


O TERCEIRO YARO DE FRESCO  
Na terceira camada estão imagens de todos os Dads.
St Clement I St Anacletus St. St. St. St. St. St. St. St., St. St., St. St., St. St., St. St. St., St. I St Sixto II St Dionysius St Felix I  
Quatro imagens dos papas permaneceram sob o fresco "Julgamento Final". As imagens dos papas estão localizadas em nichos em ambos os lados das janelas. Eles geralmente são retratados como full-length, girados em três quartos. Os autores desta série são os mesmos que escreveram os afrescos da segunda camada.
 
http://niistali.narod.ru/cities/Vatican/sixtus2.jpg
Papa Sixto II.  
TETO  
Em 1505, começa a relação complexa e contraditória entre Michelangelo e o Papa Júlio II. O papa, que planejava criar um túmulo grandioso, confia sua atuação a Michelangelo. Quando o escultor que já começou a trabalhar descobre sobre a recusa do pai em pagar contas, que é ferido em sua dignidade, ele sai voluntariamente de Roma e retorna a Florença.
Após longas negociações, o escultor foi finalmente perdoado e em 1508 encomendado pelo mesmo mestre Julius II começa pintado teto da Capela Sistina, antes pintado em azul com estrelas douradas.
Inicialmente, o papa ordenou descrever as figuras dos 12 apóstolos, mas Michelangelo se recusou categoricamente a fazê-lo, pois ele é um escultor e não um artista. Então, como um compromisso, o papa permitiu que Michelangelo pintasse o teto com cenas da Bíblia a seu critério.  
Fresco de Michelangelo  
Para esta foto, o teto abaixo é a parede do altar com o "Julgamento Final", no topo - a saída. À esquerda é o muro do sul com uma série de afrescos sobre Moisés, à direita - o norte, com Cristo.  
THE TEMPLE COURT (O ÚLTIMO ACORDE)  
Fresco impressiona com monumentalidade e escopo. Ele retrata cerca de 400 figuras em várias poses, nunca repetitivas. Graças à habilidade do artista, cada figura parece tridimensional, como se não fosse escrita, mas esculpida.  
Anjos trompeadores anunciam o início do Juízo Final. É aberto um livro no qual todos os assuntos humanos são registrados. 
 
E quando tirou o sétimo selo, houve um silêncio no céu, como se durante meia hora. E vi sete anjos diante de Deus; e receberam sete trombetas. E veio outro anjo, e ficou diante do altar, segurando um incensário de ouro; e ele recebeu muitos incensos, que ele, com as orações de todos os santos, colocaria no altar de ouro que estava diante do trono. E a fumaça do incenso ascendeu com as orações dos santos da mão do anjo a Deus. E o anjo tomou o incensário, e o encheu de fogo do altar, e lançou-o no chão; e vozes e trovões, e relâmpagos e um terremoto. E os sete anjos, com as sete trombetas, prepararam-se para soprar. Primeiro anjo





Trompete soou, e granizo e fogo misturados com sangue foram feitos, e eles caíram no chão; e um terço das árvores foram queimadas, e toda a grama verde foi queimada. 
O segundo anjo soou, e como se uma grande montanha, ardendo com fogo, fosse jogada no mar;e a terceira parte do mar tornou-se sangue, 
e a terceira parte das criaturas animadas que moravam no mar morriam, e a terceira parte dos navios pereceu. 
O terceiro anjo soou, e uma grande estrela caiu do céu, ardendo como uma lâmpada e caiu em um terço dos rios e nascentes de água. Nomeie esta estrela "wormwood"; e um terço das águas tornou-se um absinto, e muitas pessoas morreram pelas águas, porque ficaram amargas. O quarto anjo

e a terceira parte do sol e a terceira parte da lua e a terceira parte das estrelas foram atingidas, de modo que a terceira parte deles estava eclipsada, e a terceira parte do dia não era leve, nem as noites. ... 
O quinto anjo tocou uma trombeta, e vi uma estrela que caiu do céu para a terra, e lhe foi dada a chave do abismo do abismo. Ela abriu o abismo do abismo, e a fumaça saiu do poço, como a fumaça de um grande forno; e o sol e o ar foram escurecidos pela fumaça do poço. E da fumaça vieram os gafanhotos na terra, e lhe foi dado poder, quais escorpiões terrenos têm. E foi-lhe dito para que ela não prejudicaria a grama da terra, nem nenhuma vegetação, nem nenhuma árvore, mas apenas um povo que não tem o selo de Deus nas frentes ...


Шестой Ангел вострубил, и я услышал один голос от четырех рогов золотого жертвенника, стоящего пред Богом,
говоривший шестому Ангелу, имевшему трубу: освободи четырех Ангелов, связанных при великой реке Евфрате.
И освобождены были четыре Ангела, приготовленные на час и день, и месяц и год, для того, чтобы умертвить третью часть людей. ...
И седьмой Ангел вострубил, и раздались на небе громкие голоса, говорящие: царство мира соделалось царством Господа нашего и Христа Его, и будет царствовать во веки веков.
И двадцать четыре старца, сидящие пред Богом на престолах своих, пали на лица свои и поклонились Богу,
говоря: благодарим Тебя, Господи Боже Вседержитель, Который еси и был и грядешь, что ты приял силу Твою великую и воцарился.
И рассвирепели язычники; и пришел гнев Твой и время судить мертвых и дать возмездие рабам Твоим, пророкам и святым и боящимся имени Твоего, малым и великим, и погубить губивших землю.
И отверзся храм Божий на небе, и явился ковчег завета Его в храме Его; и произошли молнии и голоса, и громы и землетрясение и великий град.
(Откровение Иоанна Богослова (Апокалипсис) 8-11)
 
O próprio Cristo não é um redentor misericordioso, mas um punisher do Senhor. O gesto do juiz desencadeia um movimento circular lento, mas inexorável, que desenha em seu fluxo as fileiras dos justos e dos pecadores. Sentada ao lado de Cristo, a Mãe de Deus se afastou do que está acontecendo. Ela renuncia ao seu papel tradicional como intercessor e escuta com trepidação ao veredicto final.
Ao redor dos santos: apóstolos, profetas. Nas mãos de mártires, instrumentos de tortura, símbolos do sofrimento que sofreram por sua fé.  
À direita abaixo está o St. Lavrenty com grade de ferro em que ele foi queimado.  
Abaixo à direita, St .. Sebastian com flechas, perto de St. Catherine de Alexandria com um pedaço de roda com facas. No canto inferior esquerdo está a St. Bartolomeu, segurando uma faca em uma mão, e em outra a pele que os torturadores arrancaram dele vivo; Na forma de um rosto distorcido nesta pele, Michelangelo pintou seu próprio rosto. À direita de St. Bartolomeu (para o público) é o apóstolo Pedro, em cujas mãos estão as chaves douradas e prateantes do céu.
Os mortos, abrindo os olhos com esperança e horror, se levantam das sepulturas e vão ao julgamento de Deus. Alguns se levantam facilmente e livremente, outros são mais lentos, dependendo da gravidade de seus pecados. Forte em espírito ajuda os necessitados a precisar de ajuda. 

    
Os rostos daqueles que estão prestes a descer para se purificar estão cheios de horror. Sentindo terríveis tormentos, os pecadores não querem ir para o inferno. Mas as forças voltadas para a observância da justiça, empurrá-las para onde deveria ser para as pessoas que causaram sofrimento.
E os demônios os arrastam para Minos, que, com a cauda enrolada em seu corpo, indica o círculo do inferno sobre o qual o pecador deve descer. (Minos, juiz de almas mortas, o artista deu os traços do mestre cerimonial do papa Biagio da Cesena, que muitas vezes se queixava da nudez das figuras representadas). Suas orelhas de burro são um símbolo de ignorância.)
"E agora, quando Messer Biagio Ceszensky, o mestre das cerimônias e o homem escrupuloso que acompanha o papa na capela, foi perguntado como ele o encontra, ele declarou que era totalmente vergonhoso num lugar tão piedoso que colocasse tantos nus tão obscenamente mostrando suas peças falsas, e que este trabalho não era para a capela papal, mas para a casa de banho ou para a taverna. Melhelangelo não gostava disso, e assim que ele partiu, ele em retaliação o retratou da natureza, sem olhar para ele, no inferno na forma de Minos, cujas pernas estão envolvidas em torno de uma grande cobra , entre uma pilha de demônios. Messager Biagio estava pedindo aos senhores Biagio e Pope, e Michelangelo para removê-lo, ele permaneceu lá como uma lembrança como a vemos hoje ". (Vasari)  
E ao lado do barque, controlado pela transportadora Charon.
Em um movimento ele tira as almas pecaminosas. O desespero e a raiva são transmitidos com tremendo poder. À esquerda do barque, há um abismo infernal - há uma entrada para o purgatório, onde os demônios esperam novos pecadores. Parece que há gritos de horror e ranger de dentes infelizes.  
Acima da esquerda, além dos limites de um ciclo poderoso, anjos sem asas flutuam acima das almas para serem salvos, com os símbolos dos sofrimentos do próprio Redentor.  
Na parte superior direita, as criaturas bonitas e jovens possuem os atributos da salvação dos pecadores. 

Todos os anos que passaram a trabalhar nesta pintura, Michelangelo viveu sozinho, apenas ocasionalmente usando a companhia de alguns amigos. Apesar do patrocínio do Papa, e talvez, precisamente por isso, o mal-entendido, a inveja ea raiva perseguiram o artista. Havia muitos críticos que declararam o trabalho de Michelangelo indecente. Quando o Papa Paulo IV sugeriu que ele traga a imagem "em ordem", isto é, "encobre as peças falsas", o mestre respondeu: "Diga ao papa que isso é um assunto insignificante ... Deixe-o entretanto colocar ordem no mundo e restaurar a ordem na pintura, você pode rapidamente ... "No entanto, o Concílio de Trento decidiu encobrir a nudez das figuras com cortinas. De acordo com Vasari, o Papa Paulo IV na década de 1550. iria derrubar o mural. Mas, em vez disso, em 1565, um ano após a morte de Michelangelo, o artista Daniele da Volterra foi instruído a "vestir" os santos ou encobrir a nudez com tanga, foi Volterra quem recebeu o apelido de "submundo", com quem o nome permaneceu ligado para sempre. Esses registros foram parcialmente removidos durante a restauração, que terminou em 1993.
Michelangelo ficou desapontado. Ele não conseguiu criar uma cena inteira. Figuras e grupos se separam um do outro, não há unidade entre eles. Mas o artista conseguiu expressar outro - o grande drama de toda a humanidade, o desapontamento e o desespero de um indivíduo. Nota: O pecado mais grave é "desespero". Este pecado humilha o Sangue todo-santo de nosso Senhor Jesus Cristo, rejeita a Sua onipotência, rejeita a salvação que lhes foi concedida, mostra que, na alma, reinava a autoconfiança e o orgulho anteriores, que a fé e a humildade eram estranhas a ela. Mais do que de todos os outros pecados, é necessário ser mantido, como de um veneno mortal, como de uma fera feroz, do desespero. Repito: o desespero é o pior pecado entre todos os pecados. (O ESPÍRITO SANTO DE IGNATYANS (BRIANCHANINS)
Não é coincidência que aos pés de Cristo Michelangelo tenha colocado São Bartolomeu. Na mão esquerda, o santo segura a pele, que foi arrancada dele pelos perseguidores dos primeiros cristãos. Tendo transmitido suas próprias características ao rosto distorcido pelo sofrimento, que é retratado na pele esfarrapada, Michelangelo capta a insuportável angústia mental que ele experimentou criando sua grande criação.
A glória de Michelangelo superou todas as expectativas. Imediatamente após a consagração do afresco "Juízo Final" na Capela Sistina, os peregrinos de toda a Itália e mesmo do exterior se apressaram. "E isso em nossa arte é um exemplo de uma ótima pintura, enviada pelo deus das coisas terrenas, para que possam ver como a rocha orienta as mentes de uma ordem superior que desceu à Terra, absorveu em si a graça ea sabedoria divina" (Vasari).