Você tem todos os dentes no lugar? Faça uma pergunta por uma razão, nós hoje tema de dente.Provavelmente muitos de vocês já tiveram a oportunidade de ir ao dentista para tratar os dentes. E muito provavelmente, muitos de vocês na boca são recheios, coroas, pontes e outras comodidades da tecnologia médica moderna. Mas poucos sabem como tudo é feito.
Priotkroem véu sobre o que está acontecendo atrás dela dentista depois de sua visita e ver o que e como é que um técnico de prótese dentária, por exemplo, das ligas de aço inoxidável coroa de uma peça.
Vamos começar com a história!
O paciente precisa de uma coroa de molares do maxilar inferior no lado esquerdo, quando de frente para o paciente. Para facilitar a comunicação entre médicos e técnicos de colocar a numeração de cada dente. Para jargão médico, 46 (leia - quatro e seis).
Os fluxos de trabalho pode ser simbolicamente dividido em várias fases:
1. Fabricação de modelos de gesso.
2. Simulação directa do dente.
3. Fundição de metais.
4. Processamento e coroas de montagem.
Depois de o médico dente preparado para uma coroa, que faz com que toda a impressão da mandíbula. Da mesma forma, a parte superior (ao lado).
Parece que este:
As impressões cair nas mãos de um técnico dental. A informação resultante se traduz em modelo real.
Modelo geral não é apenas um instrumento de trabalho para a fabricação de trabalho dental, é também o objecto representativo do trabalho dental. Deve, portanto, ser dado como certo que o modelo é incorporado na mais alta precisão e eliminado o erro, não importa que tipo de sistema baseado no trabalho realizado.
Omitindo os detalhes, vou dizer que para mim é o mais difícil - modelo corte fazendo, fronteira que perfeitamente visível entre a peça usinada do dente e aquele que permanece sob a gengiva intacta.Muito frequentemente, esta etapa na cadeia processo tem que ser repetido por causa da qualidade da impressão (sangue, saliva - os factores que afectam directamente a qualidade).
Mandíbula oposta é lançado em gesso imediatamente, sem quaisquer alterações e melhorias.
Uma mandíbula com o "nosso" dente ligeiramente modificada, de modo que você pode remover o dente do modelo e trabalhar com eles separadamente.
Usando um especial (com mira laser) máquina de perfuração no espelhamento pedestal de plástico modelo de futuro.
Insira os pinos (cavilhas) e preencher com gesso impressão, cobrindo a tampa.
Após a secagem, remover a impressão de gesso,
Moer a arcada dentária
e cortado em segmentos.
Neste caso 5 partes. Em seguida moer o dente ao qual a coroa vai ser feita. Isentar do "excesso" de gesso, localizadas abaixo da fronteira. Na foto, a seta indicada limites.
Posteriormente preparado shtumf revestida com uma fina camada de cola de "segundos", em seguida, aplicado um verniz especial, que desempenha o papel de cimento, em vez disso, preenche o espaço que irá então tomar entre o dente e a coroa.
Colocando o modelo, ligar as maxilas em conjunto e colocadas no articulador: o dispositivo que simula um crânio humano, e em particular a localização e relação das mandíbulas para o outro (primitivo).
Vá para a próxima etapa, mas sim para o mais modelagem.
Médio de cera usado. Em seguida, colocar a cera e "cortar" tudo supérfluo, reproduzindo a forma anatômica do dente. Damos especial atenção aos contactos com os dentes adjacentes e opostos - antagonistas.
Dente modelado.
Após a conclusão da simulação é soldada à coroa de um reservatório adicional para o metal.Ancorando toda a estrutura da tomada e colocar em uma forma especial.
Encha o peso especial
dar uma seco 30 minutos em um forno. No modelo de forno mantém-se a 4,5 horas, aquecendo a partir de 20 ° C a 920 ° C.
Metal (Co 61%, 32% Cr, Mo 5,5% e outros. Metals).
Metal forno especial de vácuo em que, após a fusão da put pré-aquecido quente como forma (toda a cera já desaparecendo) e despeje o metal no molde sob pressão.
A coroa está pronto, dá-o esfriar.
removê-lo e jateamento.
Corte o excesso e personalizar coroa na shtumf, a borda da coroa deve caber confortavelmente para shtumfu, processo a superfície de mastigação dos dentes, e os contactos em um círculo, polir.
Verifique os contatos no articulador, com a ajuda da espessura da folha de 8 μ, deve frustrar com uma leve pressão para esticar e rasgar.
Coroa concluída.
Uma pequena imprecisão em qualquer uma dessas etapas leva a consequências fatais. Coroa ou "não se senta" ou "não se sustenta." Há um terceiro cenário, ao longo dos anos, o paciente começa a doer mastigar conjunta. PS Infelizmente, este trabalho devido a um erro (médico culpa assistente especialista foi feita sem contato com os dentes adjacentes, como conseqüência dos dentes mudou-se para o espaço livre resultante, a coroa não se encaixava em espaço disponível para isso), o trabalho foi completamente repetida.
Agora você sabe como os dentes vai fazer se você não cuidar deles corretamente.