OS MINERAIS MAIS PERIGOS0s |
A cada ano os geólogos abrir vários novos tipos de minerais. No momento, a ciência sabe mais de quatro mil diferentes tipos de minerais. Alguns deles trazem uma pessoa boa, eles têm um efeito terapêutico, ou simplesmente encantar pela sua beleza natural. Mas alguns minerais não pode ser simplesmente inútil, e causar danos irreparáveis à saúde e até levar à morte.
Halkantit. Um mineral muito raro, que tem tons de azul-esverdeado ao azul. Ele inclui uma grande quantidade de cobre.Facilmente solúvel na água. Carrega ameaça em contato com o corpo vivo e pode causar intoxicação grave.
Thorburn. Ele é uma solução aquosa de fosfato de cobre e urânio. Mineral cor verde brilhante é devido à emissão de radônio radioativo. Depósito: Austrália, Reino Unido, Alemanha, República Democrática do Congo, Polónia, República Checa, França e África do Sul.
Arsenopyrite - sulfureto de ferro e arsênico. O mineral tem uma cor do estanho branco para aço cinza. É vysokotoksichnyi por causa do alto teor de arsénio. Localização: Alemanha, China, Portugal, Rússia, Japão.
Stibnite. Cor de cinza-chumbo para o aço. É a fonte de antimónio. Ele carrega o risco de inalação ou contato com a pele.Depósito: Cazaquistão, Quirguistão, China, Turquia, Ucrânia.
Orpiment - sulfeto de arsênico. Mineral brilhante amarelo ou laranja contém 61% de arsênico e 39% de enxofre. 0,05 gramas da substância é suficiente para matar uma dose humana. Depósito: Geórgia, Irã, China, Peru, Estados Unidos.
Cinnabar - o mineral mais perigoso (escarlate). Contém 86,2% de mercúrio. Quando processada por aquecimento dá principalmente mercúrio puro. Localidade: Espanha, Quirguistão, China, Ucrânia, Eslovênia, Rússia, Estados Unidos, Montenegro.