Esse milagre natural é simplesmente chamado de Onda; no entanto, para não ser confundido com o marco australiano de mesmo nome, chamaremos de Onda do Arizona. A formação de arenito está localizada nas encostas de Coyote Butts, perto da fronteira dos estados do Arizona com Utah, no planalto do Colorado. O Arizona Wave é muito popular entre viajantes e fotógrafos por causa de suas formas coloridas e onduladas, além de suas tempestuosas aventuras off-road para alcançá-lo.



A onda do Arizona consiste principalmente na interseção de calhas em forma de U, criadas pela erosão no arenito do Navajo, Jurássico. As duas principais calhas que a formação rochosa contém têm 19 metros de largura e 36 metros de comprimento, além de 2 por 16 metros. Anteriormente, as calhas eram formadas por esgotos e, depois que o nível das chuvas diminuía, os fluxos de água caíam ao mínimo e um platô era elevado, o vento começava a trabalhar sobre as calhas formadas. A onda do Arizona tem uma cor característica, devido ao teor de ferro, magnésio e óxidos de manganês na areia, a partir dos quais a formação rochosa foi formada.


Cada uma das camadas que podem ser vistas na rocha é uma consequência dos efeitos da erosão do vento rítmica e cíclica. O Arizona Wave contém formações com diferentes durezas e resistência à erosão. Por exemplo, algumas cristas e costelas de camadas macias podem ser bastante frágeis, de modo que todos os hóspedes são sempre obrigados a andar com muito cuidado para não quebrar as cristas da onda.
Para muitos fotógrafos, o Arizona Wave carrega um significado artístico. O momento mais ideal para filmar ao meio-dia é quando as sombras desaparecem no centro, embora para muitas filmagens no início da manhã ou no final da noite seja especialmente dramático. Também um período especial para artistas e fotógrafos, tempo após a chuva. Durante esse período, o Arizona Wave pode ser coberto com inúmeras pequenas piscinas que duram vários dias.


O Arizona Wave é um monumento natural e é gerenciado pelo Bureau of Land Management. Para proteger a formação da destruição, as estradas não são pavimentadas nas proximidades e o acesso dos visitantes é limitado a não mais que 20 por dia. 10 licenças são sorteadas na loteria on-line 4 meses antes da visita, as 10 restantes estão disponíveis na loteria no dia anterior à caminhada prevista, que é realizada o ano todo no Visitor Center em Kanab, Utah. O Arizona Wave é o mais popular na primavera e no outono, por isso é quase impossível vê-lo durante esse período. Entre os europeus, a formação rochosa ganhou popularidade graças ao documentário alemão Charming Nature - Seven Seasons de 1996.
E isso é Wave Rock, ou Rock Wave
A atração australiana com o mesmo nome é Wave Rock, ou Wave Rock está localizado no oeste da Austrália, perto da cidade de Hayden. A rocha se tornou popular devido à sua forma incomum, pela qual recebeu seu nome. Cerca de 140 mil turistas vêm aqui anualmente.
Fonte: http://etotam.