O penhasco se eleva 604 metros acima do Lysefjord (o fiorde é um estreito, sinuoso e profundamente colidido com a costa com costões rochosos), formado sob a influência de glaciares há cerca de 10.000 anos - depois que a geleira recuou, uma rachadura gigante apareceu água As paredes rochosas nas bordas do fiorde estão a uma altura de até 1 km acima do nível da água, e a profundidade máxima do fiorde é de 422 metros.
Lysefjord é esticado por 42 quilômetros, mas devido ao difícil alívio em suas margens, existem apenas dois assentamentos - Lysebotn e Forsann. Você pode apreciar a beleza dos fiordes, pagando por uma viagem em um navio de excursão.
No extremo leste do fiorde de Lyse, a cidade de Lysebotn pode ser vista:
O caminho para Prekestulen é difícil, e em alguns lugares o caminho é muito íngreme. Começa na Preikestolhytta Youth Hostel a uma altura de cerca de 270 metros e sobe para 604 metros:
Normalmente, a subida demora cerca de 2 horas, mas para um viajante experiente pode levar cerca de uma hora. Apesar do fato de que a diferença de elevação é de apenas 330 metros e a distância é de 3,8 quilômetros (one way), na verdade, o aumento é maior e mais difícil, porque o caminho é repetidamente levantado e abaixado nos passes. Devido ao fato de que a estrada para Prekestulen é colocada em diferentes alturas, ela passa por várias zonas de vegetação diferentes, desde florestas na base até musgos e líquenes em altas montanhas.
Você tem que subir ao longo dessas trilhas:
Um pequeno espaço, com 20-25 cm de largura, separa o penhasco e a montanha, que, de acordo com as medidas anuais, aumenta, de modo que Prekestulen algum dia cairá no mar.
Vista da rocha Prekestulen abaixo:
Rock Prekestulen no fundo do Lysefjord:
Do outro lado do Lysefjord, em relação a Prekestulen, fica o planalto de Körag. Seu ponto mais alto está a uma altitude de 1084 metros acima do nível do mar.
Muitos turistas escalam Kjørag não tanto pelas lindas vistas do fiorde, mas pelo desejo de chegar à “ervilha” ou Kjøragbolten. Kjøragbolten é um enorme paralelepípedo de aproximadamente 5 metros cúbicos, preso entre duas paredes de rocha verticais.
Para alcançar a superfície da pedra, você pode sem a ajuda de equipamentos de escalada, mas a lacuna sob a pedra atinge uma profundidade de cerca de um quilômetro. Por uma foto memorável, alguns arriscam suas vidas:
Ambos os penhascos, Prekestulen e Kjёr пригодg, são adequados para BASEjumping (BASE jumping é um esporte radical em que um pára-quedas especial é usado para pular de objetos fixos), mas por causa do grande afluxo de turistas para Pregestūlen, Kjørag se tornou o principal ponto de salto. Cerca de 30 mil saltos foram feitos nas águas do fiorde de Lyse.