Os vulcões ocorrem na crosta terrestre e em outros planetas, onde o magma vem à superfície, liberando diversos produtos do vulcanismo que formam colinas e montanhas.
O vulcão do Monte Ruang expele cinzas vulcânicas vistas de Tagulandang, no distrito das Ilhas Sitaro, província de Sulawesi do Norte, Indonésia. (Foto de Chermanto Tjaombah):
Esta foto tirada e divulgada pelo Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos (PVMBG) em 8 de maio de 2024 mostra o Monte Ibu expelindo fumaça espessa no distrito de West Halmahera, na província de Maluku do Norte, na Indonésia. (Foto de Folheto/Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos (PVMBG)):
Erupção vulcânica no Monte Ibu, na província indonésia de Maluku do Norte. O vulcão está localizado na ilha de Halmahera, no leste da Indonésia. Altura acima do nível do mar - 1325 m (Foto Agência Geológica da Indonésia):
Atividade do vulcão Villarrica à noite, vista de Pucón, Chile. Localizada no sul dos Andes, no Parque Nacional Villarrica. É um estratovulcão, atingindo uma altura de 2.847 m. Eleva-se acima do lago de mesmo nome e da cidade. Desde o século 16, o vulcão entrou em erupção várias dezenas de vezes, com um intervalo máximo de calmaria não superior a 30 anos. É um dos vulcões mais ativos da América do Sul. (Foto de Cristobal Saavedra Escobar):
Uma coluna de cinzas sobe do vulcão Gunung Ibu (Monte Ibu) na ilha Halmahera, província de Maluku do Norte, Indonésia. (Foto de Fhe Booroto):
Vulcão Merapi expelindo lava em suas encostas, visto de Srumbung, Java Central. O nome se traduz como “montanha de fogo”. Merapi é o mais jovem do grupo de vulcões do sul de Java. Ele está localizado em uma zona de subducção onde a Placa Australiana está sendo subduzida sob a Placa Eurasiática. Grandes erupções ocorrem em média a cada 7 anos, pequenas, cerca de duas vezes por ano, e o vulcão fumega quase todos os dias. (Foto de Devi Rahman):
Relâmpago sobre o vulcão Ibu. (Foto da Agência Geológica da Indonésia):
Um vulcão entra em erupção de lava em Grindavik, na Islândia. Uma série de terremotos antes da erupção de quarta-feira levou à evacuação do popular resort geotérmico Lagoa Azul. A erupção começou à tarde ao norte de Grindavik, uma cidade costeira de 3.800 habitantes que também foi evacuada. (Foto de Marco di Marco):
Plumas de fumaça e fluxo de lava fluem de uma nova fissura durante um vôo de observação sobre uma nova erupção vulcânica nos arredores da cidade evacuada de Grindavik, no oeste da Islândia. (Foto da Guarda Costeira Islandesa):
Lava flui de um vulcão em Grindavik, Islândia. Esse magma, vindo à superfície, é liberado de gases e se transforma em lava. A velocidade do fluxo de lava pode atingir vários metros por segundo. A temperatura da lava varia de 1000 °C a 1200 °C. (Foto de Marco di Marco):
Um vulcão entra em erupção de lava em Grindavik, na Islândia. (Foto de Marco di Marco):
Aterros de terra protegem a cidade de Gridavik da lava após uma erupção vulcânica. (Foto de John Moore):
O vulcão do Monte Marapi expele cinzas vulcânicas durante uma erupção vista de Bukittinggi, província de Sumatra Ocidental, na Indonésia. (Foto de Al Fatah):
Vulcão Sundnukur na Península de Reykjanes. (Foto de John Moore):
imagens internet