Ibeksy é uma raça de escaladores de cabras, que escalam as rochas com tanta habilidade que dão chances até aos escaladores. Esta raça de cabras vive em regiões montanhosas de difícil acesso a uma altitude de até 3500 metros acima do nível do mar.
A história dos Ibeks é muito interessante e instrutiva. No início do século XIX, essa incrível criação da natureza quase desapareceu da face da Terra: o número de íbex em toda a região alpina mal ultrapassava 100 indivíduos. E esses "alpinistas" foram preservados no Gran Paradiso italiano. Em 1854, o rei Victor Emmanuel II tomou os íbex sob sua proteção pessoal.
A Suíça começou a pedir ao rei que lhe vendesse capricórnio, mas o orgulhoso Emmanuel II não permitiu a exportação do tesouro nacional. Mas e os resorts suíços sem capricórnio?Portanto, os animais foram contrabandeados para a Suíça, mas apenas em 1906.
Por que os íbexes desapareceram tão rapidamente? Na Idade Média, o Ibex foi creditado com o poder milagroso de curar todas as doenças, como resultado de todos os seus atributos, de sangue e cabelo a excrementos, serem usados na medicina. Tudo isso levou ao desaparecimento do ibex na Europa.
Hoje, sua população é bastante grande e varia de 30 a 40 mil animais. Desde 1977, é permitido até o disparo controlado de capricornianos.
As fêmeas Ibeks vivem em rebanhos constituídos por 10 a 20 fêmeas e filhotes. Unir-se em rebanhos e machos jovens. Mas cabras adultas pulam nas montanhas em um esplêndido isolamento. Na estação de acasalamento, que dura de dezembro a janeiro nos Alpes, os machos organizam brigas de acasalamento, e o vencedor recebe todo o rebanho, então batalhas sérias começam.
O macho vencedor vive no rebanho durante todo o inverno e o deixa apenas na primavera. E as fêmeas em maio ou junho dão à luz um, ocasionalmente dois, filhotes. O bebê vive no rebanho e se alimenta do leite da mãe por cerca de um ano.
O Ibex pode viver cerca de 20 anos.
Olhando para eles, não pare de se perguntar como os animais podem permanecer em seixos, pedras afiadas e falésias? Acontece que os travesseiros de cascos nos íbex são constantemente macios e crescem constantemente. Portanto, com seus cascos, eles se apegam a pedras escorregadias e passam por falésias inacessíveis aos inimigos.
As cabras não são apenas alpinistas rápidos, mas também animais bastante inteligentes e observadores. Cuidado extraordinário é característico deles. Os ibeques têm inimigos suficientes na natureza, mas sua excelente visão, audição delicada e olfato os salvam.
Ao pastar ou descansar o rebanho, uma cabra de guarda, subindo ao topo de um penhasco ou uma pedra enorme, avisa o rebanho do menor perigo. Em perigo, íbis se escondem rapidamente nas rochas.
Ao mesmo tempo, os capricornianos são muito curiosos. Houve momentos em que um rebanho de cabras assistia à competição de esquiadores do topo da montanha, sem medo de muita gente.
Um rebanho de cabras alpinas ou íbex. Na barragem quase vertical de 50 metros, Cingino, nos Alpes italianos. Os escaladores com chifres eram atraídos aqui pelo sal, que lambiam das pedras.
FONTE NET
|
|
|
|