campo azul - um projeto foto incomum, como um artista bonito fantasia, patrocinado pelo fotógrafo escocês Simon Butterworth (Simon Butterworth). Capturados com a ajuda de águas aéreas para o oeste da Austrália parece muito surreal, como se não fotografar e pinturas em aquarela de padrões abstratos. Na verdade, as imagens demonstram lagos artificiais comuns, de que se vaporiza a solução de sal concentrada, deixando o sal de colheita. Refletindo os campos de sal azuis foram tiradas pelo fotógrafo da aeronave a uma altitude de 1500 metros na área da cidade abandonada "Useless Loop" (Useless Loop), que, em Shark Bay (Baía de Tubarão), o ponto mais ocidental do continente Austrália.
Blue Lagoon (Lagoa Azul) - fonte geotérmica única pertença entre si visitou atrações na Islândia. Em torno das piscinas naturais formadas por complexo termal, que é visitado anualmente por cerca de 300 mil pessoas. É um spa natural na cidade Grindavík (Grindavík) na península de Reykjanes (Reykjanes), Islândia do sudoeste. leite água morna, pálida tons de azul e turquesa ricas em minerais e têm propriedades medicinais. vistas Icelandic largura é de 200 metros, o comprimento - cerca de 2 km, as gamas de profundidade do reservatório de 1 a 3 metros. A temperatura da água em uma piscina médias + 37-40 ° C, mesmo durante o inverno frio não caia abaixo deste limite.
Paisagens celestes sempre foram famosos especialmente pitoresco, serviu como uma musa para muitos artistas, poetas e fotógrafos. Início precioso tesouro natural da China - Rio Li (Lijiang) - reconhecida como uma das mais limpas do país e sua beleza encanta até mesmo os viajantes estetas mais experientes. vistas deslumbrantes sobre "fita de seda" serpenteando entre colinas e pináculos envoltas em névoa de diferentes tamanhos, deu-lhe outro nome - "Rio de poemas e pinturas" o Além das colinas verdes que fazem fronteira com o Lijiang de todos os lados, ele dá um charme especial elevando-se acima campos de arroz muito vastas. Misteriosa e encantadora - assim você pode descrever a atração turística popular chinês, um comprimento total de 426 km.
No labirinto de cavernas subterrâneas da selva de Quintana Roo, na península de Yucatan que, no México, leva a mais longa de todos os rios subterrâneos conhecidos hoje. Ao mesmo tempo, ele tem o status dos pontos turísticos mais impressionantes do mexicano, que impressiona com as suas formações geológicas maravilhosas. As curvas e transforma o fluxo de água em cavernas calcárias estendem-se por 215 km. Ele é parte de um sistema de rios subterrâneos, chamado Sistema Sac Actun, que a língua maia significa "Caverna Branca". Seu comprimento total chega a várias dezenas de milhares de quilômetros, dos quais não mais de 1% estudado.
Yokulsarlon - um lugar onde no comprimento do braço pode ser visto refletindo a cor das geleiras céu. É um grande lago glacial que pertence a um dos pontos turísticos mais famosos da Islândia. Localizado no Sudeste do país, entre o Parque Nacional Parque Nacional Skaftafell e Höfn, ramificando-se a partir da parte sul da maior geleira da Europa, Vatnajökull. Hoje Yokulsarlon lago glacial é considerada como uma das maravilhas naturais da Islândia.
Cristalina água, cercada por praias de areia e imponente no alto de um desfiladeiro vermelho-vermelho-walled que se assemelham paisagens alienígenas - tudo isso Lake Powell , um organismo criado artificialmente de água no rio Colorado. Encontra-se no território de dois Estados americanos, começando no norte do Arizona, e estendendo-se até o sul de Utah, incluindo uma grande parte do lago. A área total de 658 km quadrados (max - 299 km, a largura máxima - 40 km), a quantidade de água durante a maré alta é igual a 30 km cúbicos. Estas dimensões tornam a segunda maior depois do Lago Mead reservatório nos Estados Unidos. A profundidade média do lago é de cerca de 40 metros, e nas áreas mais profundas pode chegar a 170 metros.
Blue pond Biei (azul Pond Biei) é um pequeno corpo de água, localizado na margem esquerda do rio Bieygoa na segunda maior ilha do Japão - Hokkaido. Encontra-se no sopé do Monte Tokachi sul-leste da cidade pitoresca de Biei. Apenas a 2,5 km de distância, no norte-oeste são as molas de platina quente.
O nome do lago foi uma razão - sua água realmente suculento cor azul brilhante, além disso, ele tem a capacidade em certas condições para alterar a sua cor.
Kelimutu (Kelimutu) - famoso vulcão, localizado no parque de mesmo nome nacional no centro da ilha indonésia de Flores. Última Kelimutu acordou em 1968, após o qual foram observados os sinais de atividade. No topo do vulcão, cuja altura é de 1639 metros, agora é uma maravilha natural - três lagoas de cores diferentes. Eles apareceram como resultado da Kelimutu última erupção quando o magma formado pequenas cavidades com tempo preenchido com precipitação atmosférica. reservatórios incomuns localizados relativamente perto uns dos outros, tem que mudar periodicamente a propriedade da cor do azul turquesa ao verde, vermelho, castanho ou preto
Lago Konigssee ( "Royal Lake"), uma das mais belas paisagens naturais da Alemanha, localizado no sudeste da Baviera e pertence à comunidade Schonau am Konigssee. A maior parte do lago é o Parque Nacional de Berchtesgaden. Emerald lagoa com águas cristalinas, está convenientemente localizado, rodeado por montanhas poderosas e uma deslumbrante paisagem alpina. Devido à natureza e pitorescas ambiente único, o lago é muito popular entre os viajantes e turistas.
Lake Synevir (outro nome - Eye Sea) - o maior e mais belo lago dos Cárpatos ucranianos, que se encontram entre as montanhas, no meio de uma floresta de abetos, a uma altitude de 989 metros acima do nível do mar. Localizado em zona de montanha da região Transcarpathian, na serra Gorgan Interno.
Aos 30 km de Dakar - capital do Senegal - é um fenômeno natural único - Lago Rosa ou Retba, como é chamado representantes do povo Wolof, o principal grupo étnico do país. Área gigante bacia brilhante água de rosas, bebida de morango creme semelhante a atinge Q3. km. A profundidade máxima do lago é inferior a 3 metros.
Melissani - é o nome da caverna e do lago, localizado na costa leste da ilha grega de Cephalonia (como parte das ilhas jônicas) a 2 km da cidade de Sami e 10 km da cidade de Argostoli.
Esta formação geológica surgiu devido a um complexo de processos cársticas - a dissolução da rocha - durante o qual a água, realizando-se move nas pedras calcárias, destruí-los e criada uma depressão. O centro caverna Melissani é incrível, um lago subterrâneo bonito, a idade de que é de 20 mil anos. Suas águas turquesas e cristalinas emoldurado por moitas esmeralda criar aqui é verdadeiramente atmosfera fantástica. Não é de admirar que os antigos gregos considerado este lugar a morada de ninfas.
Verzasca - um rio da montanha de 30 km, que está no vale do mesmo nome, na parte de língua italiana da Suíça - Ticino. Ela começa no topo da altura da montanha de 2864 metros, em seguida, seu caminho fica ao sul, através do vale cénico, onde o rio desemboca no Lago Maggiore - Lago da montanha entre a Suíça e Itália. Verzasca Rio é famosa por suas águas azul-turquesa cristalinas e pedras multi-coloridas coloridas, cravejado de sua parte inferior. Todo o caminho que ela está fazendo da sua nascente até sua confluência com o lago, decorado com exuberante vegetação mediterrânica com bosques de castanheiros e vinhas que são atraídos a este lugar fluxos intermináveis de entusiastas turistas de mergulho e apreciadores da verdadeira beleza da natureza.
Recentemente eu falei sobre o lago subterrâneo incomum Hamilton Pool . Agora vamos nos concentrar sobre o rio subterrâneo mais famoso no mundo, que no ano passado como resultado da votação global foi reconhecida como uma das novas sete maravilhas da natureza. Este rio na ilha filipina de Palawan tem o seu nome a partir do nome da cidade, perto da qual ele está localizado - Puerto Princesa / Puerto Princesa (cidade foi fundada pela princesa espanhola Eulalia de Bourbon em 1872).
O jogador de 37 quilómetros da cidade de Austin, no estado americano do Texas é uma incrível Lake Hamilton Pool (Hamilton Pool) . A singularidade do lago com uma cachoeira de 15 metros que é yavletsya ambos acima do solo e subsolo. Vários milhares de anos atrás como resultado da cúpula de calcário erosão do solo de um rio subterrâneo entrou em colapso, e sob os restos da cúpula formada pitoresco lago, que agora é um lugar favorito de lazer para os moradores de Austin.
Lagos Plitvice - o mais famoso croata área do parque nacional de 296.85 quilômetros quadrados, que está incluído na lista de "Património Mundial" pela UNESCO. Estes lagos foram formados devido ao fato de que as águas do rio Korana, milhares de anos a corrente através do calcário, formado barragens naturais de travertino - rock policristalino. No total, o Parque Nacional de 16 grandes e muitos pequenos lagos, ligados por uma cachoeira. A água nos lagos podem ser de cores diferentes (azul, cinza, verde, azul), dependendo dos minerais contidos na água e organismos que vivem nela. O parque tem 20 cavernas são particularmente interessantes para os visitantes para as cavernas, sob cachoeiras.
No nosso planeta, existem muitos lugares únicos, visitando que permanece para sempre na memória dos turistas. Um deles - Pamukkale com a sua travertino branco - piscinas naturais.
O Macarena nacional reserva ecológica na Colômbia leva um rio incomum Caño Cristales (espanhol Cano Cristales -. Crystal River), os moradores chamam de "rio de cinco cores." rio cor brilhante fornecer uma variedade de algas e musgos, azul, cores verdes, amarelas, vermelhas e pretas, que se tornam saturação apenas em determinados momentos entre a estação seca e úmida, e antes deste período são muito sombrias. Durante uma profusão de cores - de junho a novembro - o rio é aberto aos turistas.
Vá em frente, ainda tem algo para surpreendê-lo :) Eu aposto que você nunca ouviu falar do Lago Manchado , e certamente não vi tal cenário deslumbrante. É um lago, em British Columbia, Canadá. Dependendo das condições climáticas e época do ano, o lago é cristalizado, e é pintado em uma cor específica. No lago formando uma pluralidade de "spots" - círculos de minerais. Esta é a maior concentração do mundo de sulfato de magnésio (sais de Epsom), cálcio e sódio, bem como de prata e de titânio. Este lugar é sagrado para os índios indígenas do Canadá, e é famosa por suas propriedades curativas - por isso ele foi dado o nome manchado Lake.
Outra paisagem incomum - o maior lago de sal do mundo, Salar de Uyuni. Esta é uma área bonita, com um grande deserto de sal, vulcões ativos, grandes ilhas de cactos e gêiseres. Na superfície do lago você pode andar de jipe - apreciar a beleza incomum, às vezes sobrenatural deste lugar
A localização exata do lago é desconhecido. De acordo com algumas fontes, é na Rússia, Tyumen Região, distrito Nizhnevartovsk.
Gloomy Lago Pitch Lake em Trinidad - maior fonte natural do mundo de betume. O lago ocupa uma área de mais de 40 hectares, a sua profundidade é de até 75 metros, e ainda parecia habitar extraterrestre, organismos extremofílicos.
Os moradores afirmam que as águas do lago tem propriedades curativas místicas para qualquer um que banha nele, mesmo que tais declarações não são comprovados. O que é interessante, betume derivado do Lago de Pitch, foi usado para cobrir algumas das ruas de Nova York.
lago hipersalino, abriu em 1961 na Antártica - é o corpo mais salgado da água no planeta.
O nível de teor de sal, em que é mais de 40 por cento, e este número é tão alto que o Lago Don Juan não congela, mesmo tendo em conta o fato de que ele está localizado perto do pólo sul do gelo.
Taal Lake , localizado na ilha das Filipinas, merece uma atenção especial, uma vez que em seu centro existe uma ilha chamada Vulcan.
Desde na cratera do vulcão ilha é também um pequeno lago, todo o complexo é conhecido como o maior lago do mundo na ilha, que, por sua vez, também é encontrado no lago na ilha. não Patter não termina aí: no vulcão do lago da cratera ilha é também uma pequena ilha chamada Vulcan Point. Você entendeu?
Lake Balkhash , localizado no Cazaquistão - é o maior lago 12ª no mundo, mas não é realmente, esta característica torna único. Este lago é de estranhar que a metade dela é composta de água fresca, enquanto a outra metade - de sal.
Parte da Balkhash mantém este equilíbrio, porque suas duas metades são ligadas por um pedaço estreito de largura terra de 3,5 quilômetros e uma profundidade de 6 metros.
Há temores de que o Balkhash pode secar, como o Mar de Aral, como é actualmente a mudança de canal muitas das suas fontes de abastecimento.
O ecossistema único de Tonle Sap no Camboja é difícil de classificar como um lago ou rio.
Na estação seca, a água Tonle Sap ir para o rio Mekong, mas durante as monções o fluxo de água é tão intensa que, literalmente, traz de volta a partir do rio, formando assim o maior lago de água doce no Sudeste Asiático. É particularmente distinguido pelo fato de que durante a sua mudança duas vezes por ano na direção oposta.
Por causa dessas condições incomuns da região é um tesouro em termos de diversidade biológica, e ele foi nomeado UNESCO biosfera.
Único rio Yata Rica . Mesmo única! E é incomum, pois tem apenas à noite e durante o dia não. Mas o segredo está fora por um longo tempo. O fato de que alimentam o rio descongelou o dia da água de neve dos Andes, que córregos que desce das montanhas, vem para a cama Yata Rica apenas à noite. Durante a noite, o abastecimento de água está diminuindo eo rio deixa de existir até a noite seguinte. Peixe aqui, claro que não. E sim, o nome deste rio incomum é traduzido a partir do dialeto local como "mariposa". Apropriadamente notado, você não acha?
Kuliki-Soroka no rio em Mr. Sim ASE
No mundo existem correntes que não fluem apenas na superfície da terra, mas também vão periodicamente sob o solo. No caminho de rios e montanhas não são um obstáculo. Este é, por exemplo, p. SIM no sul dos Urais: ele vai para o chão, ao pé da montanha, e vem à superfície do outro lado.
Uma visão rara - a chave na margem direita do mesmo rio Sim, uma milha abaixo da boca dos outros rios - Berdy. Ele bate em linha reta do penhasco, mas é interessante que a água derrama estocadas: três minutos de disco rígido e, em seguida, a mesma calma.
Na região de Perm, perto da aldeia de Kin, de modo que faz um truque afluentes do rio Chusovaya, eles parecem mergulhar no chão e depois reaparecer na superfície. O lugar onde eles desaparecem, os locais chamam os mergulhos, e onde mais uma vez vêm à luz - vynyrkami. O local de rio Kumysh cortou sua pista é, que mais de seis quilômetros é quase invisível, e então ela tirou de debaixo das rochas e do rio torna-se novamente normal.
Nos Urais, cerca de quinze rios, grandes, pequenas e muito pequenas, diferem tão inconstante - eles são vistos, eles não estão escondidos. afluente Kosva - Gubeshka - não via há dez quilômetros, oito rio escondido Vezhey.
Estamos acostumados ao fato de que os rios correm para as depressões do relevo, mas no chão existem fluxos naturais que funcionam para baixo do morro. Este é o caso com os rios que nascem nas montanhas. Torrents lavar as pedras e levá-las para a planície. Em planícies fluxo torna-se água-il lento e rendeu, cascalho e outros materiais depositados nos canais. Gradualmente, ano após ano, o leito do rio sobe e torna-se maior do que a paisagem circundante. Exemplos incluem Rioni na Geórgia , Pó, em Itália, o Rio Amarelo chinês, o Red no Vietnã e outros.
R. Rio Amarelo, na China - merece plenamente esse título. "Ai China", "The River, de partir o coração", "The River, que traz milhares de problemas" - apenas alguns dos apelidos dados os moradores amarelas. E é bem merecido, essas acusações desagradáveis: 26 vezes na memória humana, ela abruptamente mudou de direção, 1.500 vezes transborda suas margens, trazendo destruição catastrófica.
Quando o nível de inundação do rio sobe acima das margens de 10-12 metros, a água é rapidamente inundando toda a paisagem circundante, varrendo tudo em seu caminho. Somente nos últimos 40 anos na construção de barragens e fortificações costeiras no rio, o trabalho foi realizado três vezes mais do que na construção do Canal do Panamá, e duas vezes - o Canal de Suez.
É o principal rio lamacento, em um metro cúbico de água do rio que contém 30-40 kg de material sólido. remoção anual de sólidos é 2 Bln. Toneladas. E quanto vai, bem, não papagaios, mas, digamos, na Grande Pirâmide? E vai ser centenas três anos e meio de pirâmide consistindo de areia amarela. Não é de estranhar que o mar, em que desagua no rio Amarelo, conhecido como o amarelo. Os chineses falam do rio Amarelo, que "não pode beber a água porque é muito grosso para isso, é impossível para arar, pois é muito raro."
R. Puarenga, Nova Zelândia - simplesmente extraordinária rio! A água é no lado esquerdo da sua costa é quase em pleno andamento, à direita - frio como gelo. Isto é devido às fontes de energia do rio, que são fontes de água quente e fria. E tão rápido que a água não tem tempo para misturar ao longo do rio.
R. Sviyaga, Rússia, afluente do Volga. Ele é único em que há quase 400 km corre paralelo ao Volga, mas na direção oposta. Em alguns lugares, como perto de Ulyanovsk, Sviyaga muito perto do Volga, mas depois se afasta novamente, lentamente despeje-o em suas águas.
R. Piana , Rússia, afluente do Sura. Também é rio muito incomum. Seu comprimento é de cerca de 400 km da nascente ea foz é de apenas 30 km. Descobrir isso por muito tortuoso, a marcha se assemelha a um homem embriagado, e por isso tem o seu nome. Acadêmico Ivan Lepekhin viajou para a Rússia em 1768 e descrito como bêbado "durante a sua muito izluchisto e torto, e por que o nome do rio estava bêbado."
Gascoigne, Austrália. Há um rio tão surpreendente na Austrália Ocidental. O rio está lá, e é marcado no mapa, mas não pode ser visto. No local do canal é uma larga faixa de areia delimitada por uma vegetação exuberante nas "costas". Um rio flui sob a areia e uma considerável 36 afluentes ela. Gascoigne em Inglês apropriadamente chamado de "rio acima e para baixo" em russo "oposta do rio."
Velna e Nelba, Polônia. Que se sobrepõem, e não se fundem. Além disso, se cruzam em ângulos retos. E ainda mais: no cruzamento da água não se misturam, e fluxo caminhos separados.
Os cientistas explicar este fenómeno é a diferença entre a temperatura e a velocidade de fluxo das duas rios. mesmo experimento foi: derramou tinta em dois rios - Nelbu em azul e em Velnu vermelho. E no cruzamento da pintura não é mista: vermelho percorreu sua cama, eo azul, vermelho em cima, no.
Rios não só nos vales e planícies, mas também nas montanhas. Por exemplo, o Yarlung Tsangpo , Tibet - o maior rio da montanha que flui através das planícies do Sul tibetanos, localizada a uma altitude de quase 3000 metros acima do nível do mar.
Falando de rios, uma vez chamou seu comprimento. Bem, o que é o rio mais largo do mundo?
O mais amplo no mundo - p. Rio de la Plata. Ele atinge uma largura de 225 km, e é o resultado de dois rios - Uruguai e Paraná. By the way, o rio mais largo Ob Rússia é. Na época do vazamento, sua largura é de 60 km.
R. El Rio vinagrete - muito azedo, tem lugar na área de uma Puras vulcão ativo (Colômbia). Estende-se cerca de 1260 quilômetros. A água do rio contém 11 partes de ácido sulfúrico e ácido clorídrico a 9 partes por 1000 partes de ácido e de modo que ele não pode viver qualquer um peixe. Uma das razões para o alto teor de ácido é a proximidade vulkana.I em nosso vasto país, encontrou um riacho chamado Sour: ela flui a partir das encostas do vulcão ativo na ilha de Kunashir Mendeleev do grupo das Ilhas Curilas.
R. Indigirka , que desemboca no Oceano Ártico, é considerado o rio mais fria do mundo. Para o fim de cueca inverno para Indigirka pode congelar completamente - inverno nestes lugares (Yakutia), um dos mais difíceis do mundo.
Muitos acreditam que a água do rio só pode ser fresco. Mas este não é o caso. Se o rio flui através de camadas de sal, a água torna-se salgado. Exemplos de tais rios são tantos, aqui estão algumas delas: Solyanka, Yakutia, na Rússia. camadas de sal formado aqui há milhões de anos, quando recuar uma vez rodou aqui more.Zhidkaya Solyanka, região de Saratov, Rossiya.Berdyanka, região de Orenburg, na Rússia. No curso superior do rio é fresco, mas no curso inferior do reservatório e dilui o sal torna-se significativamente solenoy.Kak geralmente rios fluem em qualquer outro corpo de água: rio, lago, mar, oceano ... Mas há um rio tão incomum, que flui do morya.Tadzhura , norte-leste da África. Ela deriva do Golfo do Tajura, que flui para o interior e deságua no lago Assal.Primery tirania de quem está no poder sempre lhe pareceu uma surpresa.
Diyala, no Iraque . Ele foi condenado à morte por aquilo que ele se afogou rei persa cavaleiro branco "sagrado". A sentença foi executada: 360 canais foram escavados para desviar as águas do rio. O rio deixou de existir por 1000 anos. Mas a natureza seguiu seu curso. areias do deserto trouxe os canais, e "condenado" voltou ao seu antigo curso.
Kosi, na Índia. O rio é conhecido que a cada ano faz a sua nova direção, indefinição em seus Himalaias caminho de rock. todo o rio traz com material escavado. O volume anual de sedimentos atinge 120 milhões. Metros cúbicos, o que equivale ao volume de 8 milhões de carros de frete!
Styx - o rio mitológico, que flui através do reino dos mortos no reino de Hades sombrio. Ela tem um homônimo no mundo real.
Styx, Região de Perm, na Rússia. Aqui, no entanto, não estavam mortos - um rio separa a cidade de Perm do cemitério.
Rio gelado, Greenland. Outra vista do rio extraordinário, existente em nosso planeta - é o gelo do rio Greenland. Gronelândia coberto com uma folha de gelo de espessura, cuja superfície com o advento de verão começa a derreter. Derreter água coletada nos córregos e riachos estão migrando para os rios que correm para o Oceano Atlântico. A água destes rios pode única incrível tonalidade de água-marinha, o que, combinado com deslumbrante costa gelo branco é incrível observadores felizes extraordinária beleza.
Vonchi, Mari El, Rússia - o mais limpo rio do mundo. Vonchi - comprimento rio raso de 33 km e uma largura de 2-3 metros, afluente do rio. Ilet. Na água dos córregos da floresta não encontrou qualquer contaminação, que se destaca até mesmo entre bem conhecido por sua limpeza dos outros reservatórios regiona.Irtysh, Rússia, afluente do Ob - também reconhecido como um dos rios mais limpos do planeta.
Acontece que há em nosso planeta maravilhoso e tal rio incomum. Em 2010, na parte inferior do Mar Negro foi descoberto rio único - debaixo d'água. rio surpreendente tem os mesmos elementos que a superfície do rio: a praia, cachoeiras, corredeiras, hidromassagem e até mesmo entender. Este último, aliás, não torcer sentido anti-horário (como em todos os rios do hemisfério norte), ea partir dela. Qual é a razão deste fenómeno, os cientistas ainda não descobriram.
Incomum água do rio subaquática é várias vezes mais salgado do mar circundante. Rios que fluem em uma profundidade de trincheira de 35 metros e uma largura de cerca de um quilômetro. comprimento do rio único é de 60 km. A taxa de fluxo do rio - 6,5 km h. Se este rio extraordinária fluiu sobre a superfície da Terra, seria o sexto rio cheio de correnteza no mundo.
Um fenômeno sazonal - a fusão do rio Rhone e Arwa, Suíça
Vale do rio Mississippi, EUA
delta do rio seco. Distrito de Kimberley, Austrália
Mekong - o rio na China, Laos, Tailândia, Camboja e Vietnã.