Geyser / Isl. geysir , o nome de uma das fontes do Anel de Ouro da Islândia, do isl. geysa - rush - hot spring, lançando periodicamente fontes de água quente e vapor sob pressão. Gêiseres são uma das manifestações dos últimos estágios do vulcanismo, são comuns em áreas de atividade vulcânica moderna.
Gêiseres são encontrados apenas em áreas de atividade vulcânica. E embora haja muitos vulcões na Terra, não há muitos gêiseres, já que certas condições termodinâmicas são necessárias para sua ocorrência.
Erupção do geyser de Strokkur em Islândia, tiro de Elena Obilets . No final, a câmera caiu fora de mão)))
Existem gêiseres regulares e irregulares. A água ejetada pelo gêiser é relativamente pura, pouco mineralizada, em termos de composição química - cloreto de sódio ou cloreto-bicarbonato de sódio, contendo relativamente muita sílica, a partir da qual uma geyserita próxima à opala se forma na saída do canal e nas encostas. A massa principal da água do gêiser é de origem atmosférica, possivelmente com uma mistura de água magmática.
Esquema de ação de gêiser
Erupção do Gêiser Zamok, Parque Nacional de Yellowstone
Campos grandes de geyser são conhecidos em tais países:
Rússia (Vale dos Gêiseres em Kamchatka)
Islândia ("Land of Geysers")
EUA (Parque Nacional de Yellowstone em Wyoming, Montana e Idaho)
Nova Zelândia (na parte norte da Ilha do Norte, nas proximidades da cidade de Rotorua)
Chile (gêiseres El Tatio a uma altitude de 4.200 - 4.300 m no deserto do Atacama,
perto da fronteira com a Bolívia, perto de San Pedro de Atacama)
Os gêiseres do Vale de Kamchatka para turistas só estão disponíveis para passeios de helicóptero.Outros campos de gêiseres são mais visitados, pois são relativamente acessíveis. Sob as condições de uma área natural protegida, uma infra-estrutura apropriada foi desenvolvida lá e eles podem ser alcançados de carro.
Grandes gêiseres em Kamchatka foram descobertos em 1941 no vale do rio Geysernaya (o Vale dos Gêiseres ), perto do vulcão Kikhpinych. Foi descoberto por T. I. Ustinova em 25 de julho de 1941. Ao contrário de outros campos de gêiseres no mundo, o Vale de Kronotskaya é o mais compacto: existem várias centenas de fontes e gêiseres pulsantes quentes no local de apenas 4 km².
Rio Geysernaya
Alguns geysers conhecidos e significativos são nomeados pelo seu modo de operação, assim como pelo tipo, estrutura e quantidade de emissão: Fonte, Sudário, Intermitente, Horizontal, Choro, Oito, Cone Rosa, etc.
Vale dos Gêiseres
Total de Kamchatka antes de desaparecer mudflow de Junho de 3 de 2007 o ano foi 20 grandes gêiseres em tamanho e força das erupções não são inferiores aos gêiseres existentes na Islândia, Parque Nacional de Yellowstone, EUA e Nova Zelândia. O maior gêiser de Kamchatka é o Gigante, que lança jatos de água com 40 metros de altura e um par de centenas de metros de altura.
Zhemchuzhny geyser geyser erupção
Gêiser Portão do Inferno
Este gêiser é interessante não só pelo seu nome, mas também pela sua aparência. Representando dois grandes buracos no chão, é constantemente envolta em vapor, e ruídos de baixa frequência e suspiros surdos são ouvidos de suas entranhas negras.
Vale Haukadalur: gêiseres furiosos na Islândia
O Vale Haukadalur, localizado no sudoeste da Islândia, é uma das principais atrações da ilha, que faz parte da rota turística do Golden Circle. Todos os anos, centenas de milhares de turistas vêm aqui para ver os animados gêiseres: o Planalto Islandês é um destino popular para os amantes de fenômenos naturais empolgantes. No total, cerca de quarenta fontes termais estão localizadas no vale de Haukadalur.
Os símbolos de Haukadalur são os poderosos gêiseres de Strokkur e Geysir (ou o Grande Geyser), em erupção em diferentes intervalos. Strokkur joga correntes de água quente a cada cinco a dez minutos, às vezes várias vezes seguidas, disparando pares a uma altura de 20 metros. Geysir, pelo contrário, irrompe apenas algumas vezes por dia, e muitas vezes desaparece completamente por vários dias, meses ou anos. A altura da água jogada por ele chega a 60 metros e ver esse fascinante fenômeno natural é um verdadeiro sucesso.
Strokkur / isl. Strokkur
Big Geysir / Isl. Geysir - 50 km do vulcão Hekla,
a apenas 40 metros do gêiser Strokkur
Islândia Reykholt Geysir
Geyser Strokkur atira vapores quentes a uma altura de vinte metros, Islândia
Patrimônio Mundial
Parque Nacional de Yellowstone, EUA
Yellowstone é um enorme campo de gêiseres. Existem cerca de 3 mil gêiseres no parque, o que representa 2/3 de todos os gêiseres do mundo. Entre eles - o maior gêiser do mundo "Steamboat" / Inglês. Steamboat Geyser, bem como um dos mais famosos - o Old Faithful / Inglês geyser. Old Faithful Geyser, ejetando jatos de água quente a uma altura de mais de 40 metros com um intervalo de 45 a 125 minutos, mas a maioria das erupções ocorre em intervalos de 90 minutos - é precisamente por causa de sua previsibilidade que o gêiser se tornou tão popular.
Gigante / Yellowstone Grand Geysir
Old Faithfull Estado do Wyoming
Em Yellowstone Park, o gêiser da Ear Spring despertou, o que nos últimos 60 anos não mostrou sinais visíveis de atividade. Os turistas testemunharam uma poderosa expulsão deste gêiser. Ao mesmo tempo, não apenas a água fervente e as pedras subiram durante a liberação para o ar. Quando a nuvem de vapor após a erupção se dissipou, ficou claro que o gêiser havia trazido para a superfície detritos que se acumularam na fonte durante anos. Alguns dos "achados" que a Ear Spring se recusou a aceitar em suas profundezas permaneceram em suas águas por décadas. Entre outras coisas, um mamilo bebê dos anos 30, uma lata de cerveja dos anos 70 e moedas de diferentes anos foram encontrados. Empregados de Yellowstone são convidados a não jogar nada nos gêiseres)))
Geyser Valley Rotorua, Nova Zelândia
O poderoso e mais bonito gêiser da Nova Zelândia - Tetrata, que estava localizado em uma colina com terraços de tufos silicosos rosa , desapareceu durante a erupção do vulcão Tarawera em 1886 .
Outro gêiser da Nova Zelândia - Waimangugu - o maior e mais poderoso da Terra - agiu irregularmente com um período de 5 a 30 horas de 1899 a 1904 .
Em cada erupção, ele jogou cerca de 800 toneladas de água, e as pedras capturadas pelo córrego subiu para uma altura de 457 m O gêiser parou sua ação devido a uma diminuição do nível de água de 11 m no vizinho Lago Tarawera. Dos gêiseres modernos da Nova Zelândia, Pohut se destaca, chegando a uma altura de 20 m.
Vale dos gêiseres Tatio, Chile
Na fronteira do Chile com a Bolívia, a uma altitude de 4320 metros acima do nível do mar, nos Andes há o campo de gêiseres de maior altitude do mundo - El Tatio / Espanhol. El Tatio
É o maior campo de gêiseres do hemisfério sul. Cerca de 80 gêiseres liberam água fervente das profundezas da terra. A altura das fontes desses gêiseres pode chegar a 7 metros. Gêiseres começam a operar antes do amanhecer e saem às 9h às 10h com o aquecimento do ar da manhã. Água fervente, vapor, enxofre e vários minerais formam ao amanhecer uma imagem fantástica de uma infinidade de cores, mudando constantemente à luz dos primeiros raios do sol.
Gêiseres chilenos
Perto dos gêiseres existem poços térmicos com água mineral morna. A água aqui é rica em enxofre, sódio e potássio, e sua temperatura chega a 49 graus Celsius.
Pequenos e solitários gêiseres são conhecidos no Japão e na China, e também na Bolívia. Veja mais belas vistas dos vales de gêiseres do planeta:
Pictured Fly Geyser, gêiser artificial
Localizado no noroeste do estado norte-americano de Nevada. O gêiser está localizado a uma altitude de 1230 metros acima do nível do mar, a altura do gêiser é de cerca de 1,5 m, na verdade, não é um gêiser, mas uma fonte térmica permanente.
O gêiser apareceu no território da fazenda “Fly” devido à intervenção humana. Em 1916, um poço foi perfurado aqui para um poço, enquanto uma bolsa geotérmica foi acidentalmente perfurada. E somente em 1964, a água fervente começou a penetrar na superfície, criando uma paisagem incomum de minerais se dissolvendo em água.