deusa Isis
Nos tempos antigos, a deusa, popular não só no Egito, mas também na Grécia e em Roma, foi chamado de "o único com os milhares de nomes." Na verdade, ela foi considerada a deusa da maternidade, fertilidade, família, água, vento, mágica, navegação ... O culto espalhou-se muito além do Egito.
A palavra "Isis" ( "ICET") significa "trono", "o trono". Aparentemente, a deusa de mesmo nome tem sido associado com a dignidade real, a autoridade; e sua autoridade estendida não só para as pessoas mas também para os deuses. Isso é diferente de sua irmã mais nova Nephthys (Nephthys, Nebethet), que foi "dona da casa", a padroeira do lar doméstico, agregado familiar; em uma série de mitos ela aparece como a esposa de Seth, mas mais frequentemente -. como o assistente de Isis Isis realizada artes mágicas, mas por causa de seu conhecimento e encantos eram para servir como uma proteção confiável para aqueles que adotá-la. A adoração de Isis é uma crença crescente nas possibilidades extraordinárias de magia; propagou ativamente sacerdotisa e bruxa (quanto mais para que eles pudessem desfrutar e conhecimento médico considerável, métodos, o que deu um caráter místico de cura). A este respeito, é de interesse do chamado "Papiro de Turim", que é mais de três milênios. Ele mostra a fórmula mágica (magia) contra cobras envenenamento por veneno, e Isis é atribuída ao poder que dá poder mesmo sobre por Ra.
Isso soa como o mito
"A cabeça do deus dos deuses, que se criou e que fez o céu, a terra, e os ventos [dando] vida, e fogo, e os deuses e os homens e animais e gado, e répteis e aves do céu e os peixes nos mares ; do rei de homens e deuses ... por cem e vinte anos, como um ano, os nomes de sua numerosa e desconhecidos e até mesmo os deuses não os conheço. E assim Isis viveu, uma mulher que conhece as "palavras de poder" (fórmulas mágicas -. R. B.). Seu coração estava alienado por milhões de pessoas, e ela escolheu os milhões de deuses, mas acima de tudo apreciados os espíritos. E ela começou a refletir: "E se eu não puder, usando o nome sagrado de Deus, para se tornar a senhora da terra e do Ra deusa-like no céu e na terra? "Todos os dias, interpretado Ra levou seu remo e se assentou no trono dos dois horizontes. e aqui era velho divina [Ra]: seus lábios estão tremendo, saliva flui de sua boca para o chão. Isis saliva misturada com terra na sua mão, e formado a serpente sagrada, como uma flecha. Ela não colocá-lo na frente dele e colocá-lo no chão, onde o grande deus marcharam no seu duplo reino como quis seu coração.
E aqui estava o Deus santo e os deuses que o seguiram como acompanhante segue Faraó foi com ele; e ele andou no caminho que é, como de costume, e a serpente sagrada picou. O fogo saiu de vida nele, e ele está habitando entre os cedros, foi morto. Ele abriu a boca um deus sagrado, e seu grito alcançou o céu. E perguntaram os deuses de sua Nine: "O que aconteceu?", E gritaram seus deuses: "O que é isso?" Mas Ra não foi capaz de responder, porque sacudindo o queixo tremia todos os seus membros: o veneno despejado rapidamente através de seu corpo, como o Nile inundou a terra . durante a inundação reforçar o seu coração, o grande deus chamado a comitiva: "Vinde a mim, decorrente da minha carne, saiu de mim, vamos Khepera (Khepera - uma das encarnações do deus sol, personificando sua força, movimento, ou a luz da manhã, retratada sob o disfarce escaravelho dung beetle), que é uma tragédia terrível aconteceu comigo. Meu coração vê o que os olhos não vêem e não pode agarrar a mão, mas eu não sei quem poderia fazê-lo. Nunca senti tanta dor, nada me causou tal sofrimento. I - o filho do Senhor eo Senhor, a essência sagrada que emana de Deus. Eu sou um grande grande filho, e meu pai fez o meu nome. I - polyonymous e diversificada, e minha essência está em cada deus. Sobre arautos proclamados, meu pai e minha mãe pronunciou meu nome, mas ele está escondido no meu corpo para aqueles que me deu a vida, porque ele não queria que nenhum vidente usando palavras mágicas tem poder sobre mim; Eu andei através do mundo criado por mim, quando fui mordido por algo desconhecido para mim. Trata-se de fogo? Ou água? Meu coração está pegando fogo, minha carne tremor, tremor sacode meus membros. Deixe-me trazer meus filhos - os deuses, segurando um "poder da palavra" e discursos de mágica, cujas bocas bocejar, como pronunciá-los, cujo poder atinge os céus ".
E todos os filhos dos deuses veio a ele, e todos lamentaram sobre ele. E Isis veio com suas palavras mágicas, e na boca era o sopro da vida, porque seus encantos e curar palavras de dor de garganta animar os mortos. E ela disse: "O que aconteceu, Pai divino? O que aconteceu? É uma serpente mordido você, certamente um dos que você criou se rebelou contra você. Certamente ele será derrotado pela força das minhas "palavras de poder" e cortado do número de pessoas que estão a ser na frente de seus olhos do sol ".
O Santo Deus abriu a boca e disse: "Eu tenho seguido o seu próprio caminho, evitando ambas as partes de suas posses, a pedido do coração que iria ignorar uma criado por mim, quando eu fui mordido pelas cobras, que eu não vi. Trata-se de fogo? Molhá-lo? Eu sou mais frio do que a água mais quente e fogo. Meu corpo de suor, tremores e ansiedade, meus olhos são fracos, não posso ver o céu, e o suor derrama meu rosto, como no calor do verão. "
Então Isis disse a Ra: "O Divino Pai, diga-me o seu nome, porque aquele que curou seu nome viverá". E Ra disse: "Eu criei os céus ea terra, eu peguei a montanha e criou toda sobre eles, eu criei água. Eu criei uma deusa Mehit (Mnehturt) - "vento norte", a deusa-leão), e criou o "Touro de sua mãe" (Apis), de onde vem o prazer do amor. Eu criei os céus, e puxou tanto o horizonte, como uma cortina, e pôs ali a alma dos deuses. Eu sou o único cujo mando os estouros do Nilo, mas não sei o nome dos meus deuses. Eu criei as horas do dia, eu os dias, tenho aprovado o festival anual, crio inundações do Nilo. Acendo o fogo da vida, eu trazer comida para dentro de casa. I - Khepera na parte da manhã, Ra ao meio-dia e à noite Amon ". Mas o veneno fora de seu corpo, e penetrou mais e mais, e o grande deus não conseguia mais andar.
Então disse Isis Ra: "O fato de que você me disse, não era teu nome.Oh, diga-me, e vai envenenar para os vivos, cujo nome é falado. "Veneno queimou como fogo, e era mais quente da lareira chama, e Sua Majestade, o grande deus disse: ". Eu autorizo Isis para olhar para mim, mas meu nome vai de mim para ela" E o grande Deus desapareceu dos outros deuses, e seu lugar no barco de Milhões de Anos estava vazio. E quando é hora para vir coração de Ra, Isis disse a seu filho Hórus: "Deus lhe havia prometido dar a seus olhos (Sol e Lua)" Então o nome do grande deus lhe foi tirado, e Ísis, senhora de palavras mágicas, disse: "Vá embora, veneno, sair do Ra. Oh, o Olho de Hórus, o deus sair e brilhou em seus lábios. Este é me faço-o eu fizer cair no chão derrotado veneno, porque o nome do grande deus tirado dele. Sim Ra vai viver, mas morrer de veneno! Sim, o veneno vai morrer, mas vai viver Ra! "Estas são as palavras de Isis, o poderoso governante da anfitriã Deus, sabendo o nome secreto de Rá".
Esta passagem conecta vários temas e questões. Em primeiro lugar, pretende-se demonstrar o extraordinário poder da magia, capaz de influenciar até mesmo o grande deus. "Este texto - escreveu William Budge - uma mágica ou fórmula mágica contra picada de cobras:., Pensava-se que a inscrição com as palavras de Isis pode salvar vidas mordido por uma cobra, assim como sua palavra salvou a vida de Ra"Além disso, o mito Isis é aprovado por uma posição especial entre os outros deuses. Ele não só tem mágica, e astúcia conseguiu descobrir o nome cobiçado de Ra, e, portanto, pode dobrá-lo à sua vontade.Caracterizado por um episódio da saliva de Ra. De acordo com antigas lendas de várias tribos e povos, um efeito mágico sobre o humano reforçada se possuir qualquer uma de suas partículas (recortes de unhas, cabelo, saliva).
Vê no mito e cosmogonia motivos. saída festiva do Sol e sua ascensão no céu de repente interrompida; divina Ra rapidamente começou a desvanecer-se. Isto é lógico supor descrição alegórica de um eclipse solar. Em outras lendas, este fenômeno é explicado pelo fato de que Ra e Apophis cobra ataca andorinhas luz, embora não se possa longo retê-lo. Ações Isis destinadas a conhecer o nome verdadeiro de Ra. Tal era a antiga crença na magia de um nome, uma palavra. Com os egípcios foi compartilhado por outras nações. Então, na Bíblia, Deus criou o mundo em suma, e no Evangelho de João, a Palavra é deificado.
http://tomatoz.ru/razn/13221-kamen-bogini-isidy-izumrud.html
http://www.cosmoisida.ru/boginya-isida.html
|