Junho, a "luz" do mês não favorecem as observações astronômicas. Se Sul noites só curtos, as latitudes temperadas é o período das noites brancas. Mais brilhante planeta, sol e lua são quase os único os objetos acessíveis para observação.

Este ano para o céu de junho, um pode ver todos os quatro planeta brilhante. Júpiter é visível na primeira metade do mês à noite no oeste, a bela Vênus durante Junho pela manhã no leste. Noites no Sul e sudoeste, você pode ver Marte e Saturno. Estes dois planetas são mais convenientes para observações em junho.

Mas vamos revisão faremos, como sempre, com mercúrio, o planeta mais próximo do sol.

Mercúrio

A visibilidade no início da noite período acaba mercúrio de junho. O planeta mais próximo do sol pode ser observado nos primeiros dias do mês baixo no noroeste por cerca de meia hora após o pôr do sol e só no Sul, fora as noites brancas. Quase todo o mês de mercúrio de junho no céu perto de nossa estrela diurna e, portanto, não está disponível para observação. 19 de junho o planeta entra e conexão com o sol, ou seja, passará entre a terra e o sol e, em seguida, move para o céu da manhã.

26 June Mercury, sendo sobre o céu apenas 10 ° do sol, com a lua. É que um fenômeno interessante irá ocorrer no Atlântico, América e Europa, em uma hora, na Crimeia e Costa do mar Negro, do Cáucaso. Cobertura terá início às 17:00, quando a lua e o sol estará no horizonte ocidental.

Mercúrio em questão de minutos antes que ele atingiu a cobertura diária do céu 26 de junho de 2014 Sochi. Figura: Stellarium

Brilho do mercúrio é cerca de 2,5(m)que basicamente permite-lhe ver o planeta sobre um fundo azul do céu em um bom telescópio amador. No entanto, ter muito cuidado! Lembre-se que a cobertura ocorrerá perto do sol e os raios da estrela acidentalmente para a ocular e poderá danificar sua visão! Recomendamos observar este fenómeno só experientes amadores. Vamos tentar postar a cobertura de foto interessante, se qualquer um na Internet.

Vênus

Você não viu Vênus neste verão? Nos primeiros dias de junho, a estrela da manhã sobe cerca de uma hora antes do nascer do sol sobre o Oriental (ou, mais precisamente, sobre o norte-leste-Oriental) do horizonte.

No entanto, a visibilidade de Vênus é bastante convencional: na Ucrânia, Crimeia e no Cáucaso, o planeta é agora visível por cerca de 1,5 horas, aparecendo no céu escuro. Na latitude de Moscovo entre visibilidade de Vênus não sustenta a uma hora. Mais ao norte, tendo em conta as noites brancas, é ainda menos. O planeta sobe em meio a madrugada. Mas encontrar ainda pode ser e em São Petersburgo por causa do brilho do planeta (em junho, ele é mantido em torno de -4(m)). Por favor note que ao tempo do levantar-se de Vênus, que é realmente a cor branca pode ser vermelho, laranja ou amarelo profundo, derrubando novato confuso. Neste caso, somos confrontados com a vermelhidão típica de objetos do espaço exterior perto do horizonte devido a poeira flutuante na atmosfera da terra.

Vênus na manhã de 10 de junho. Aqui e ainda mais a posição dos planetas é dada para a latitude de Moscou. Carta no marcado leste. Figura: Stellarium

O que acontece no céu com Venus durante um mês? Devo dizer que o planeta tem um mês inteiro de tráfego direto de junho (isto é, movendo-se contra as estrelas de fundo na mesma direção com o sol do leste para oeste), a constelação de Áries. Vênus gradualmente alcançando com a estrela no céu, mas a distância é reduzida ligeiramente, de 37 a 30 graus. A posição do ponto do nascer do sol sobre o planeta com um pouco deslocado para o norte.

30 graus do sol está a uma distância confortável para observar um planeta tão brilhante no céu de manhã cedo. No entanto, em latitudes médias e do Norte em caso de interferências provocadas pelas noites brancas que torna difícil acompanhar. Mas neste caso, como dissemos acima, Venus pode ser facilmente vista a olho nu, para não mencionar as observações através de um telescópio ou binóculos. Antes do amanhecer, planeta consegue subir para o céu em uma latitude de cerca de 10° Moscou, a uma latitude 15° para Sochi no horizonte.

Talvez tenha sido depois do amanhecer observação junho de Vênus através de um telescópio será o mais interessante e produtivo. Já de manhã planeta sobe alto suficiente acima do horizonte a turbulência atmosférica é uma imagem muito distorcida na ocular, e o baixo contraste entre a Vênus de brilho-branco e o azul do céu muitas vezes permite que você veja mais detalhes nas nuvens do planeta do que o normal.

Durante Junho, as dimensões visíveis do planeta é reduzido de 14 para 12 segundos de arco, e a fase aumenta 0,77-0.86. (Planeta, seguindo um mínimo órbita à frente da terra e agora é removida a partir dele, mas depois de alguns meses vai se escondem atrás do sol).

Vênus e a lua no céu de manhã em 24 de junho. Tamanho da lua aumentado em 4 vezes, para maior clareza. Figura: Stellarium

Devo dizer que o dia poderia ver Vênus e a olho nu. Fique longe da luz do sol e considere o céu em 30 ° para a direita da estrela. Pela manhã, Venus será ligeiramente maior que o sol, no segundo, respectivamente, abaixo. Finalmente, 24 de junho, um excelente guia para encontrar como Venus antes do nascer do sol e tarde céu servirá como o "envelhecimento" da lua, uma lua crescente estreitas, que se tornam mais perto com o planeta até 3,5 graus.

Marte

Desde abril a impasse Mars 2 meses se passaram. O brilho e o tamanho aparente dos Estados CD o planeta diminuiu consideravelmente e continuou a diminuir rapidamente. No entanto, em junho, Marte é mais um dos astros mais notáveis durante as horas da noite e a noite.

Todo mês o planeta está na direção da constelação de virgem, movendo-se contra as estrelas de fundo na mesma direção com o sol e gradualmente crescendo perto da estrela principal, Spica, Virgo. Marte aparece no crepúsculo de noite no sudoeste a 25° acima do horizonte (na latitude de Moscou). O planeta pode ser distinguido a típica estrelas rozovatomu cor e o brilho suave (estrela, geralmente visível cintilação).

Marte e a lua na noite de 7 de junho, são um lindo casal no sudoeste. Figura: Stellarium

No início de junho, a visibilidade de Marte é de 4:0, no final, apenas 2:0. Planeta brilho diminui de -0,5(m) a 0.0(m)diâmetro do disco, de 11,9 para 9,5 do ″ do ″ do visível. Um bom telescópio amador com uma lente de 120mm e acima do disco do planeta você pode encontrar um monte de detalhes interessantes é que as calotas polares, as áreas claras e escuras, áreas com vários tons de amarelo, vermelho e azul. E as imagens digitais do planeta misteriosa e hoje é muito impressionante.

Ìàðñ 7 ìàÿ 2014 ãîäà

Planeta Marte, fotografado anos de 7 de maio de 2014. Na foto é visível a calota de gelo polar norte, área escura de Chryse e brilhantes Nuvens Cirrus. © Christopher Go

Júpiter

Blistavšij em nossos céus por quase um ano, Júpiter em junho, termina o período de visibilidade à noite. O planeta está se movendo em uma direção, do sol, mas mais longe de nós como a Daystar, movimentos contra as estrelas de fundo mais lentamente. No final de julho, o sol alcança com Júpiter e o planeta novamente, como no ano passado, vai para o céu de noite, onde 18 de agosto haverá uma notável reaproximação com Vênus.

Na primeira metade de junho, Júpiter pode ser visto Crepúsculo 2:0 no noroeste (a 90° para a direita de Marte); no final do mês o planeta na verdade oculta o sol.

Saturno, lua, Marte e Júpiter, na noite de 8 de junho. Júpiter à noite, na primeira metade de junho ao amanhecer de noite é baixa visível no noroeste. Figura: Stellarium

Apesar do fato de que Júpiter está atualmente perto o mais distante do ponto da sua órbita de terra, o planeta é tão grande que seu brilho e tamanho diminuíram muito durante o período de inverno. Em junho o brilho de Júpiter é a 1,9(m)e o diâmetro do disco visível é de cerca de 32. O planeta ainda é perfeitamente visível, mesmo em pequenos telescópios; suas observações são em muito maior extensão para interferir na posição baixa, acima do horizonte e o céu um fundo brilhante em latitudes temperadas, que a distância da terra.

Saturno

A posição de Saturno no céu faz isto o mais conveniente para a observação do planeta, em junho de 2014. Todo mês na direção da constelação de Libra, o okol′covannyj gigante aparece no crepúsculo no sul a uma altitude de 15-20 graus acima do horizonte, dependendo da latitude, da observação. No sul da Rússia, Ucrânia, Cazaquistão, visibilidade de Saturno é sobre 6:0, em latitudes temperadas, o planeta será visível durante toda a noite curta.

Brilhe (0.4(m)Saturno é comparável com a da maioria) estrelas brilhantes, porém isso pode não ser suficiente para confiantemente identificar o recém-chegado do planeta em uma luz do céu à noite. Especialmente para iniciante astrônomos amadores anunciará que noite Saturno pode ser encontrada em 30° (aproximadamente 3-4 steering knuckle comprimento do braço) a leste de avermelhado e mais brilhante. Durante a pesquisa, é importante não confundir o Marte com a estrela Arcturus, também avermelhada e tem aproximadamente o mesmo brilho como Marte. Em geral, Marte, e Saturno forma Arcturus no triângulo isósceles céu de junho, na base dos quais é baseada em dois planetas. A maneira mais fácil de encontrar o planeta será na noite de 10:50 de junho. Neste momento, perto de Saturno (apenas 1,5 ° ao sul do planeta) é a fase da lua, perto da lua cheia.

A convergência da lua e Saturno à meia-noite anos de 11 de junho de 2014. Note que Saturno, Marte e a forma de Arcturus brilhante estrela em junho no triângulo isósceles quase céu. Figura: Stellarium

Cor de Saturno é amarelo. Já em um pequeno telescópio é possível ver achatadas para os pólos do planeta e de carro luxuoso, abriu em 20°, anéis do planeta. Tamanho aparente do planeta é 18 "e os anéis-40 × 15 polegadas. Em um telescópio com uma lente de 100 mm e mais, você pode tentar discernir nos anéis do planeta Crack Cassini. Mesmo em ferramentas menores podem ser vistas sob a forma de um asterisco 8.4(m) Satélite de maior de Saturno, Titã.

Urano e Netuno

O último planeta em nossa revisão — Urano e Netuno. Distantes gigantes são muito fracos para ser visto a olho nu (urânio empobrecido em momentos de conflito pode ser visto no limite de visibilidade na noite sem lua). E em telescópios amadores mais parecem na melhor das hipóteses, como pequenos discos greenish-azul sem nenhum detalhe.

Agora Urano e Netuno são o céu de manhã nas constelações de Pisces e Aquarius, respectivamente. Visibilidade do urânio é em junho sobre 1:0 no início do mês e cresce a 2:0 no final. Planeta glitter 6.0(m)dimensões visíveis do planeta — 3.4.; para ver o disco, você precisará um telescópio com uma lente não menos de 80 mm e x 80 e acima. Observe que a norte de Moscovo para observar o planeta é quase impossível devido as noites brancas.

Mais respeito e Netuno, que embora se eleva quase uma hora mais cedo, mas tem apenas 8 glitter(m). Como Urano, Netuno se move em uma direção no céu com o sol. Ele pode ser encontrado perto da estrela Sigma Aquarii (glitter 4.8(m)). Para ver o disco do planeta, exigirá uma ferramenta mais grave: um telescópio com uma lente 100-120 mm, um aumento de mais de 100 x.

Novamente, busca e vigilância de planetas dados devido à sua distância da terra são para amadores na melhor das hipóteses apenas valor cognitivo.

Vamos resumir. Em junho no céu visível todos os planetas exceto mercúrio, quais 19 números na conexão com o sol. As condições são mais favoráveis para a observação de Saturno e Marte. Estes dois planetas aparecem no céu, ao anoitecer, no Sul e sudoeste, respectivamente. O planeta está localizada a uma altitude de cerca de 20° acima do horizonte e visível dentro de 6 e 4:0, respectivamente. Nas latitudes temperadas de Saturno podem ser vistas ao longo da noite curta.

Vênus é visível pela manhã no leste por aproximadamente uma hora antes do amanhecer. Planeta de brilho permite que você assista ela e o dia de, como usando um telescópio e a olho nu. Júpiter pode ser encontrado à noite no noroeste, à noite. A visibilidade é reduzida, e o planeta irá desaparecer no final do mês.