O London Eye (nome em inglês London Eye) é uma das maiores rodas-gigantes do mundo, localizada na margem sul do rio Tâmisa, no distrito de Lambeth, em Londres.
A altura da roda é de 135 metros (aproximadamente como um edifício de 45 andares), e o diâmetro é de 120 metros. De tais alturas abre a mais bela vista panorâmica de Londres. Foi a maior roda gigante da Europa e, como resultado, é considerada a atração turística mais popular em Londres e em toda a Grã-Bretanha.
Todos os anos, mais de 3,5 milhões de pessoas visitam o London Eye. De 1999 a 2006, foi a roda de observação mais alta do mundo. O projeto Ferris Wheel foi implementado por dois conhecidos arquitetos britânicos, Julia Barfield e David Marx, que receberam esse direito, graças à vitória na competição de construção, que foi realizada em homenagem ao novo milênio.
O design e o design do
London Eye têm 32 cabines com cápsulas totalmente fechadas e com ar-condicionado para os passageiros, em forma de ovo.
Cápsulas simbolizam 32 subúrbios da capital. Cada cápsula pesando 10 toneladas pode levar no máximo 25 passageiros.
A roda está girando a uma velocidade média de 26 centímetros por segundo (aproximadamente 900 metros por hora). A velocidade de rotação da roda é projetada de tal maneira que uma volta leva cerca de 30 minutos. Enquanto as rodas estão se movendo, a velocidade é insignificante, o que permite que os passageiros se movam livremente ao redor da cápsula.
No decorrer do movimento, a roda não para para receber passageiros adicionais na prancha, já que a estrutura prevê a entrada de turistas apenas no nível do solo. A roda cheia para extremamente raramente e somente para que as pessoas com deficiência e idosos possam entrar / sair com segurança. London Eye, apoiado por grandes agulhas de tricô e tem a aparência de uma roda de bicicleta.
Em dezembro de 2006, a iluminação London Eye foi substituída pela retroiluminação LED Color Kinetics, após a qual foi introduzido o controle de luzes digitais.
História do London Eye A roda foi projetada e projetada pelos arquitetos Julia Barfield e David Marx. Eles ergueram um “Olho” de segmentos que foram transportados pelo Tâmisa em barcaças e reuniram “mentiras” em plataformas especiais no rio. Quando a roda estava totalmente montada, começou a ser colocada na posição vertical, subindo 2 graus a cada hora até atingir 65 graus. O peso total do aço na roda gigante é de 1.700 toneladas.
O London Eye foi inaugurado oficialmente pelo então primeiro-ministro, Tony Blair, em 31 de dezembro de 1999, no entanto, devido a problemas técnicos que surgiram, a atração tornou-se acessível aos turistas somente em 09 de maio de 2000.
Desde a sua descoberta, o London Eye tornou-se talvez a principal atração turística do Reino Unido. Em 05/06/2008, foi anunciado que, desde a abertura do London Eye, 30 milhões de pessoas haviam visitado o London Eye. A partir de 20 de janeiro de 2011, a famosa atração por três anos será chamada EDF Energy London Eye como resultado de acordos com patrocinadores.
O London Eye é uma das atrações mais visitadas de Londres e é muito popular entre os turistas de todo o mundo.