Esses monstros enormes andam pelos mares e voam no céu. Eles pesam centenas de toneladas, custam centenas de milhões de dólares e alguns deles têm quase meio quilômetro de comprimento.
O maior navio porta-contêineres do mundo, o Maersk Mc-Kinney Møller, partiu em sua viagem inaugural em 15 de julho de 2013.
A Royal Dutch Shell iniciou a construção da primeira planta flutuante de gás natural liquefeito (GNL) do mundo. A planta ficará localizada no campo Prelude, na costa da Austrália, e, quando estiver esgotada, poderá ser transferida para outro campo. Segundo estimativas de especialistas, o custo de construção da primeira usina flutuante de GNL do mundo pode chegar a US$ 5 bilhões. 600.000 toneladas, quase meio quilômetro de comprimento (488 metros) - este gigante deslocará seis vezes mais água do que o maior porta-aviões.
O Dockwise Vanguard é o maior e mais inovador navio semissubmersível já construído. Tem 275 m de comprimento e 70 m de largura. A capacidade de carga chega a 110 mil toneladas.
O navio foi projetado pela Dockwise para transporte de carga seca e aplicações em doca seca.
Aliás, ele será usado para remover os destroços do Costa Concordia da ilha italiana de Giglio. Veja também o artigo " O levantamento do navio de cruzeiro Costa Concordia ".
Os porta-aviões da classe Nimitz são uma classe de porta-aviões americanos movidos a energia nuclear. Com um deslocamento máximo de até 106.000 toneladas, os porta-aviões da classe Nimitz são os maiores navios de guerra do mundo.
Eles são projetados para operar como parte de grupos de ataque de porta-aviões e destruir grandes alvos de superfície, fornecer defesa aérea para formações navais e também conduzir operações da força aérea.
O navio líder da série tem 333 metros de comprimento, deslocamento de 106.000 toneladas, 2 reatores nucleares e capacidade de 260.000 cavalos de potência.
O Boeing 747-8 é uma aeronave de passageiros de dois andares desenvolvida pela Boeing. Anunciado em 2005, o avião é uma nova geração da famosa série Boeing 747, com fuselagem alongada, asas redesenhadas e eficiência econômica aprimorada.
O 747-8 é a maior aeronave comercial construída nos Estados Unidos e também a maior aeronave de passageiros do mundo, excedendo o comprimento do Airbus A340-600 em quase um metro.
O custo de um avião é de 250 milhões de dólares e o comprimento é de 76,4 metros. O primeiro proprietário comercial da versão de passageiros foi a Lufthansa alemã em 25 de abril de 2012.
O Airbus A380 é uma aeronave de passageiros a jato de dois andares e quatro motores criada pela Airbus SAS. É o maior avião de passageiros em produção no mundo (altura - 24,08 metros, comprimento - 72,75 metros, envergadura - 79,75 metros).
O peso máximo de decolagem é de 560 toneladas (o peso da aeronave em si é de 280 toneladas). Hoje, o A380 também é o maior avião de passageiros do mundo.
O Boeing C-17 Globemaster III é uma aeronave de transporte militar estratégico americana. Atualmente, aeronaves desse tipo estão em serviço na Força Aérea dos EUA e em outros seis países.
O peso máximo de decolagem é de 265 toneladas (o peso da aeronave em si é de 122 toneladas).
O custo de uma aeronave é de US$ 316 milhões.
Todas as informações sobre os navios de guerra da classe Yamato eram tão confidenciais que as verdadeiras características desses navios só foram conhecidas pelos inimigos do Japão depois da guerra.
O comprimento do navio de guerra é de 263 metros., largura - 39 metros, deslocamento - 73 mil toneladas. O enorme deslocamento permitiu que os projetistas equipassem os navios de guerra da classe Yamato com os maiores canhões de calibre 460 mm da história moderna. Eles deram aos navios um poder de fogo excepcional.
O gigante atualmente repousa no fundo do oceano, na ilha de Kyushu, no sul do Japão.
O An-225 é a aeronave de carga mais pesada que já voou. A única aeronave que supera o An-225 em envergadura é o Hughes H-4 Hercules, que pertence à classe dos hidroaviões e decolou apenas uma vez, em 1947.
O peso vazio da aeronave é de 250 toneladas, o peso máximo de decolagem é de 640 toneladas. "Mriya" é recordista de peso de carga transportada: comercial - 247 toneladas, carga comercial individual - 187,6 toneladas e recorde absoluto de capacidade de carga - 253,8 toneladas. No total, esta aeronave detém cerca de 250 recordes mundiais.
Atualmente, um exemplar está em condições de voar e é operado pela empresa ucraniana Antonov Airlines.
Suas dimensões eram: 458,45 metros de comprimento e 69 metros de largura, o que o tornava o maior navio do mundo.
Construído em 1976, nos últimos anos foi usado como uma instalação flutuante de armazenamento de petróleo, depois entregue a Alang (Índia), onde foi desmantelado em 2010. Uma das âncoras de proa de 36 toneladas do gigante foi preservada e agora está em exposição no Museu Marítimo de Hong Kong.
O Allure of the Seas é o segundo navio de cruzeiro da classe Oasis de propriedade da Allure of the Seas Inc. Foi construído em 2010. Junto com seu navio irmão, o Oasis of the Seas, ele é o maior navio de passageiros do mundo em novembro de 2010: ambos os navios de cruzeiro têm aproximadamente 360 m de comprimento (dependendo da temperatura), com o Allure of the Seas sendo 5 cm mais longo que seu irmão.
Esta é uma verdadeira cidade flutuante. Tripulação: 2.100 pessoas, número de passageiros: 6.400.
Comparado a este gigante, o famoso Titanic parecerá um “bebê”: o Titanic tem 269 metros de comprimento, em comparação com 360 metros do Allure of the Seas. O deslocamento do Titanic foi de 52.000 toneladas, enquanto o do Allure of the Seas foi de 225.000 toneladas.