Exatamente 100 anos se passaram desde o desastre marítimo mais famoso da história – o naufrágio do Titanic . Na noite de 14 para 15 de abril de 1912, o navio colidiu com um iceberg e afundou nas águas do Atlântico Norte.
Entre todos os desastres marítimos ocorridos em tempos de paz, o Titanic ocupa o terceiro lugar em número de vítimas - 1.517 pessoas.
Lembramos os acontecimentos de 100 anos atrás.
O Titanic foi construído em 1909-1911 pela empresa de construção naval Harland and Wolf (Belfast, Irlanda do Norte). Na foto: trabalhadores saem da fábrica da Harland and Wolf em Belfast. Um navio ainda em construção pode ser visto ao fundo, 1911. (Arquivo Fotográfico | Coleção Harland & Wolff | Cox):
O Titanic foi lançado em 31 de maio de 1911. Na foto: o navio no estaleiro Harland and Wolf antes do lançamento, 1911:
Em abril de 1912, o maior navio de passageiros do mundo partiu do porto inglês de Southampton para Nova York em sua primeira e última viagem . A bordo estavam as pessoas mais ricas do mundo. (Foto da United Press International):
Partida do porto inglês de Southampton, 10 de abril de 1912. As dimensões do Titanic são 269 metros de comprimento, 28,2 metros de largura e 18,4 metros de altura. O Titanic era mais alto que a maioria dos edifícios da cidade da época. (Foto AP):
Havia três classes no Titanic: 1ª, 2ª e 3ª. Esta é uma fotografia de uma sala de segunda classe . (Foto dos arquivos de fotos do The New York Times | American Press Association):
Oficial da Marinha inglesa 100 anos desde o naufrágio do Titanic (27 de janeiro de 1850 - 15 de abril de 1912). (Foto dos arquivos do The New York Times):
William McMaster Murdoch - primeiro imediato . Foi ele quem ficou de guarda e não conseguiu evitar a colisão com o iceberg. William Murdoch morreu junto com o Titanic.
O filme homônimo de James Cameron mostra como Murdoch tirou dinheiro de um passageiro rico pelo direito de embarcar em um barco, atirou em dois passageiros e depois se matou. Nada disso é verdade. Na verdade, William Murdoch cumpriu honestamente o seu dever e fez tudo para salvar o maior número de pessoas possível. 75% de todos os resgatados do Titanic foram evacuados a estibordo, onde foi William Murdoch quem comandou a operação de resgate. (Foto AP):
Uma fotografia do iceberg de 30 metros de altura com o qual se acredita que o Titanic tenha colidido. A foto foi tirada do navio lança-cabos Mina, que foi um dos primeiros navios a descobrir os destroços do Titanic. Segundo a tripulação do Mina, foi o único iceberg próximo ao local do desastre.
O iceberg pertencia a um tipo raro de “iceberg negro”, ou seja, virados para que sua parte subaquática escura atinja a superfície. Por causa disso, ele foi notado tarde demais. No momento da colisão do iceberg com o Titanic, surgiu uma pressão de 2,5 toneladas por cm quadrado. O metal grosso teria resistido, mas os rebites que seguravam as folhas de metal do casco do Titanic não. As costuras se espalharam por um comprimento de cerca de 90 metros, danificando imediatamente 5 dos 16 compartimentos condicionalmente impermeáveis do navio. (Foto da Guarda Costeira dos Estados Unidos):
Quase todas as mulheres e crianças das cabines de 1ª e 2ª classes foram salvas do Titanic. Mais da metade das mulheres e crianças das cabines de 3ª classe morreram porque... era difícil para eles passar pelo labirinto de corredores estreitos. Além disso, quase todos os homens morreram. Um total de 1.517 pessoas morreram no naufrágio do Titanic .
Na foto: o bote salva-vidas do Titanic, levado por um dos passageiros do navio a vapor Carpathia Foi o Carpathia que retirou dos barcos os passageiros sobreviventes do Titanic (712 pessoas) . (Foto: Museu Marítimo Nacional | Londres):
Outra fotografia tirada por um passageiro do navio Carpathia, mostrando os barcos com os passageiros resgatados do Titanic. (Foto: Museu Marítimo Nacional | Londres):
Havia 2.229 pessoas a bordo do Titanic, mas a capacidade total dos botes salva-vidas era de apenas 1.178 pessoas. A razão era que, de acordo com as regras em vigor na época, a capacidade total dos botes salva-vidas dependia da tonelagem do navio, e não do número de passageiros e tripulantes. E sem barco, apenas com colete salva-vidas, era quase impossível sobreviver: a temperatura da água do mar era de apenas 0,56 graus Celsius.
Na foto: um barco retira da água um passageiro com colete salva-vidas. (Foto de Paul Treacy | EPA | PA):
Os passageiros sobreviventes desembarcam do navio de resgate Carpathia, Nova York, 17 de abril de 1912. (Foto da American Press Association):
Saudação aos sobreviventes do Titanic, Nova York. (Foto dos arquivos de fotos do The New York Times | Times Wide World):
Na foto: a família que estava a bordo do Titanic. A filha e a mãe sobreviveram, o pai morreu. (Foto AP):
Nova York, 14 de abril de 1912. Pessoas nas ruas aguardam notícias sobre o destino dos passageiros do Titanic naufragado. (Foto AP):
Escritório editorial do New York Times, 15 de abril de 1912. (Foto do The New York Times Photo Archives):
As últimas notícias sobre o número de sobreviventes e mortes são publicadas nas ruas de Nova York. (Foto dos arquivos de fotos do The New York Times):
Os primeiros artigos da revista Ogonyok , publicada em abril de 1912. Foi assim que descobriram detalhes na Rússia numa época em que não havia Internet, televisão e mesmo rádio. É importante notar que quando o Titanic afundou, na Rússia era a manhã de 2 de abril de acordo com o calendário juliano, e na Europa e América era a noite de 14 para 15 de acordo com o calendário gregoriano:
Cartão postal do Titanic, 1912. (Arquivos de fotos do New York Times):
A exposição mais rara é um bilhete para a primeira e última viagem do Titanic. (Foto):
Os destroços do Titanic foram descobertos em 1º de setembro de 1985 . Isso foi feito pelo ex-comandante da Marinha dos EUA e professor de oceanologia Robert Dwayne Ballard. Inicialmente, ele pretendia manter em segredo as coordenadas da localização do navio para que ninguém pudesse profanar este local, que considerava um cemitério.
No primeiro mergulho, a equipe de Ballard confirmou que o Titanic havia se partido em dois durante o mergulho.
Na foto: Titanic no fundo do Oceano Atlântico, a 3.750 metros de profundidade. 1999 (Foto do Instituto de Oceanologia PP Shirshov):
Entre todos os desastres marítimos ocorridos em tempos de paz, o Titanic ocupa o terceiro lugar em número de vítimas - 1.517 pessoas.
O triste 1º lugar pertence à balsa filipina Dona Paz, que colidiu com um petroleiro em 1987. Mais de 4 mil pessoas morreram na colisão e no incêndio subsequente.
O 2º lugar pertence ao navio a vapor de madeira Sultana, que naufragou em 27 de abril de 1865 no rio Mississippi devido à explosão e incêndio de uma caldeira a vapor. Mais de 1.700 pessoas morreram.
Hélice do Titanic no fundo do oceano, 12 de setembro de 2008. (Foto de RMS Titanic, Inc. | AP):
Lado estibordo do Titanic, 28 de agosto de 2010. (Foto de Premier Exhibitions, Inc. | Woods Hole Oceanographic Institution):
(Foto do Instituto de Oceanografia Arqueológica e Instituto de Exploração/Escola de Graduação de Oceanografia da Universidade de Rhode Island):
Uma das hélices do navio no fundo do Oceano Atlântico. (Foto de Ralph White | AP):
Uma seção de 17 toneladas do casco do Titanic é elevada à superfície, 1998. (Foto de RMS Titanic, Inc., via Associated Press):
A mesma peça de 17 toneladas do Titanic, 22 de julho de 2009. (Foto de RMS Titanic, Inc., via Associated Press):
Um grande número de objetos diversos foram espalhados pelo fundo do mar, incluindo partes do navio, itens de interior e pertences pessoais dos passageiros. Num leilão realizado em abril de 2012 para marcar o 100º aniversário do naufrágio do Titanic, 5.000 itens foram vendidos em um único lote.
Um relógio de bolso folheado a ouro recuperado do fundo do Oceano Atlântico. (Foto de Kirsty Wigglesworth Associated Press):
Dinheiro. (Foto de Stanley Leary | Associated Press):
Fotos do acervo de Lilian Asplund (à direita), sobrevivente do Titanic. Ela tinha 5 anos então. (Foto de Kirsty Wigglesworth | Associated Press):
Binóculos, pente, pratos e uma lâmpada quebrada. (Foto de Michel Boutefeu | Getty Images, Chester Higgins Jr. | The New York Times):
Copos. (Foto de Bebeto Matthews | Associated Press):
Cronômetro da ponte do capitão. (Foto de Alastair Grant | AP):
(Foto de Chang W. Lee | The New York Times):
Colheres. (Foto de Douglas Healey | Associated Press):
Bolsa dourada. (Foto de Mario Tama | Getty Images):
Mais algumas fotos do Titanic. As partes de proa e popa da embarcação foram encontradas no fundo do oceano, a 650 metros uma da outra. (Foto COPYRIGHT© 2012 RMS TITANIC, INC; Produzido por AIVL, Woods Hole Oceanographic Institution):
Esta é a primeira imagem completa do Titanic afundado , compilada a partir de 1.500 imagens individuais de alta resolução obtidas usando sonar - um meio de detecção sonora de objetos subaquáticos usando radiação acústica. Vista superior . (Foto COPYRIGHT© 2012 RMS TITANIC, INC; Produzido por AIVL, WHOI). (Clicável, 2400x656 px):
Lado de estibordo . Ao mergulhar no oceano, o Titanic primeiro atingiu o fundo com a proa. (Foto COPYRIGHT© 2012 RMS TITANIC, INC; Produzido por AIVL, WHOI). (Clicável, 2400x668 px):
Comida aberta . Vista lateral. Além disso, o melhor aço da época, com o qual foi feito o Titanic, tornou-se quebradiço em baixas temperaturas. (Foto COPYRIGHT© 2012 RMS TITANIC, INC; Produzido por AIVL, WHOI). (Clicável, 2400x824 px):
Comida aberta . Vista superior. (Foto COPYRIGHT© 2012 RMS TITANIC, INC; Produzido por AIVL, WHOI):
(Foto COPYRIGHT© 2012 RMS TITANIC, INC; Produzido por AIVL, WHOI). (Clicável, 2400x1516 px):
Dois motores do Titanic, o maior navio de passageiros do mundo na época da construção, considerado inafundável. (Clicável, 2400x1692 px):
Fato interessante: a última passageira sobrevivente do Titanic, Millvina Dean, que tinha 2,5 meses na época do naufrágio do transatlântico, morreu em 31 de maio de 2009, aos 97 anos.