Aurora - fulgor superior atmosfera rarefeita, provocado pela interacção dos átomos e moléculas em elevações 90-1000 km com partículas de alta energia carregadas (electrões e protões) invasores na atmosfera da terra a partir do espaço. Colisão das partículas com os componentes da camada superior da atmosfera (oxigénio e azoto) provocar a excitação deste último, isto é, a transição para um estado com maior energia.
borealis Aurora ou as luzes do norte, ou luzes do sul ou Aurora (.. Lat Aurora Borealis / Austral, obsoleto "pazori" [ 1] [2]) - luminescência (luminescência) das camadas superiores da atmosfera planetários com magnetosfera devido à sua interacção com partículas carregadas do vento solar.
De retorno para o estado de equilíbrio inicial ocorre por emissão de luz a comprimentos de onda característicos, quanta i.e. aurora. Observado, principalmente, em latitudes elevadas em ambos os hemisférios cintos ovais (ovais radiantes) que envolve os pólos magnéticos da terra em latitudes 67-70 graus. Em tempos de alta atividade solar, a fronteira aurora estendido para latitudes mais baixas - em 20-25 graus para o sul ou para o norte.
Auroras muitas vezes pode ser visto no inverno. Aparentemente, este parecer foi formado a partir do fato de que a aurora na Rússia é muitas vezes chamado de "Northern Lights" (do hemisfério título, onde se observa), eo norte é geralmente associada com geada e neve, respectivamente, no inverno. Na verdade, a Aurora muitas vezes ocorrer na Primavera e no Outono, durante os períodos, aproximados a Primavera e no Outono equinocio, e são repetidas em ciclos cuja duração é de aproximadamente 27 dias e os 11 anos.
Aurora nasce como resultado de perturbações solares. Isto confirma a natureza cíclica da Aurora seguido pelos seus picos mais elevados 27 com a rotação diária das variações de sol e 11 anos de actividade solar, e a sua concentração na zona de perturbação de campos magnéticos da terra.
Aurora - é apenas uma luz no céu. Ao mesmo tempo, ele é acompanhado por uma tremenda quantidade de energia que é liberada em um período relativamente curto de tempo. intensidade radiante às vezes pode ser 5-6 terremoto de magnitude. auroras pulsantes pode ser acompanhado por um som mais fraco e assobio ou uma ligeira fenda.
filme Vselennaya.Zagadka Norte siyaniya.Dokumentalny
auroras de formulário são diferentes. Auroras são observados numa variedade de formas e feitios: manchas, arcos uniformes e listras, arcos e superfícies pulsantes, retratos, flashes, raios e arcos radiantes, coronas. O brilho da aurora é geralmente iniciado com um arco contínuo, a forma mais comum da aurora, e em caso de aumento de brilho pode adquirir o restante, formas mais complexas.
A cor da aurora depende de sua intensidade. Aurora intensidade luminescente é determinada pela escala internacional aceito dentro I-IV pontos. Radiance baixa intensidade da luminescência (por pontos I a III) não aparecer colorido ao olho humano, porque a intensidade da cor neles abaixo do limiar da nossa percepção. Auroras com pontuação intensidade IV e III (no limite superior) são percebidos como colorido - muitas vezes como um amarelo-verde, pelo menos - vermelho e roxo. Curiosamente, a maioria da radiação emitida pelas altas camadas dos principais componentes da atmosfera da Terra - oxigénio atómico, que cora aurora um tom amarelado, radiância lhes dá uma cor avermelhada ou contribui para o espectro total da linha verde e azoto molecular,
Através da aurora pode ser visto as estrelas. Desde a espessura da aurora apenas algumas centenas de quilômetros.
Aurora vista do espaço. E não apenas visível, mas pode ser visto muito melhor do que com a superfície da Terra, como no espaço para observar a aurora não impede que o sol ou as nuvens ou o efeito de distorção das camadas inferiores densas da atmosfera. De acordo com um astronauta para as auroras órbita da ISS parecem com gigantescas amebas verdes estão em constante movimento.
Aurora pode durar dias. E talvez apenas algumas dezenas de minutos.
Aurora pode ser visto não só na Terra. Acredita-se esta atmosfera outros planetas (por exemplo, Vénus) também têm a capacidade de gerar aurora. A natureza das auroras em Júpiter e Saturno nos últimos dados científicos é semelhante à natureza de seus irmãos terrenas. (Http://www.molomo.ru/myth/polar_light.html)
foto ANSII