Pantanal - o maior pântano do mundo
Pantanal - o maior pântano sazonal do mundo, localizado na parte oeste do Brasil, na fronteira com a Bolívia e o Paraguai (o território do Pantanal até "sobe" um pouco nas fronteiras desses dois países fronteiriços).
De fato, o Pantanal é uma enorme cavidade em forma de taça (mais de 150 mil quilômetros quadrados), na qual se localiza o delta interior de dois grandes sistemas fluviais - os rios Paraguai e Cuiabá. A abundância local e a diversidade da flora e da fauna podem ser comparadas apenas com as florestas da Amazônia, não é por acaso que a UNESCO incluiu as listas do Pantanal sobre o Patrimônio Mundial.
Durante a estação chuvosa, os rios transbordam, a água transborda 80% do território do Pantanal e se transforma em um enorme lago pantanoso. Um grande número de várias plantas aquáticas formam ilhas flutuantes (kamaletos), nas quais os animais e as aves escapam da inundação sazonal.
Na estação seca, o Pantanal é uma série de pequenos pântanos e lagos semi-pântanos, intercalados com áreas gramadas, restingas e bancos de areia. Aliás, o próprio nome Pantanal vem da palavra portuguesa pântano, que significa "terra inundada".
O mundo animal aqui pode enlouquecer qualquer naturalista. Toda a superfície da água do Pantanal é repleta de jacarés (existem mais de 20 milhões deles aqui), muitas vezes é possível encontrar rebanhos de piranhas. Mas o dono aqui, é claro, do jaguar gracioso e mortal - o maior representante da família dos felinos no Novo Mundo.
Lontras de rio gigantes, bandos de raros lobos-guará, tamanduás-gigantes ainda mais raros. Capivaras encantadoras são os maiores roedores do mundo (eles alcançam um metro e meio na cernelha) e não menos charmosas preguiças penduradas nos ramos de árvores raras.
A sucuri rápida e as tartarugas vagarosas sobre as quais as araras e tucanos coloridos voam. Beleza, em uma palavra, embora muitas vezes inseguro. Mas isso não incomoda os turistas - todos os anos esses números chegam ao Pantanal e os ambientalistas já estão soando o alarme. O desenvolvimento da indústria de viagens está começando a destruir esse ecossistema incrível.
E, no entanto, se você decidir vir para cá, o melhor horário será considerado de junho a agosto. Para melhorar a Cuiabá, Corumba ou Campo Grande. Aqui você será oferecido uma grande variedade de passeios de vários dias do Pantanal para todos os gostos e bolsos.
A vegetação do Pantanal também é diversa. Aqui tudo é coberto de gramíneas, gramíneas perenes, arbustos, árvores. Uma característica especial da vegetação desta região é a combinação de savana e florestas sazonais. Florestas raras de savana fornecem a capacidade de se mover em qualquer direção, sua superfície é coberta de vegetação. Durante a estação chuvosa, todo o território fica verde e as secas ficam amarelas.
Aqui vive um pequeno número de pessoas. Eles se hospedam principalmente em colinas, e sua ocupação principal é a criação de gado.
FONTE BRASIL