Todo o tempo foi interessante porque este templo é chamado a Igreja do Santo Sepulcro, a Igreja da Ressurreição de Cristo, até hoje encontrou respostas para todas as perguntas, incluindo de onde vem o Fogo Sagrado.
A Igreja da Ressurreição de Cristo é o principal santuário do cristianismo, contém a Cuvuklia (capela, tumba) do Santo Sepulcro, razão pela qual é chamado a Igreja do Santo Sepulcro.
A Igreja da ressurreição de Cristo é vasta e magnífica. Consiste em várias capelas associadas a um ou outro momento da crucificação de Cristo. A magnificência do templo corresponde ao seu alto valor. Os ícones da iconóstase são decorados com um manto doado da Rússia antes da revolução, o chão é forrado com lajes de mármore.
Ao entrar no templo, o peregrino pára diante da Pedra da Unção. Neste lugar, os justos José e Nicodemos colocaram o Corpo sem vida de Jesus depois de serem removidos da Cruz, ungidos com incenso, enrolados no sudário. Esta é uma pedra perfumada amarelo-rosa sob uma abóbada de uma variedade de lâmpadas e castiçais. Diante do olhar daqueles que entram no templo, haverá um magnífico ícone em mosaico "Removendo o Corpo do Salvador da Cruz, ungindo o corpo de Cristo com paz e colocando-o em um caixão" colocado na parede.
À direita dos portões sagrados da Igreja da Ressurreição e à pedra da unção ao longo da escadaria de mármore, você pode subir 28 degraus até o Santo Gólgota.
Durante a vida de Cristo esta montanha foi o local de execução de criminosos que foram traídos aqui para a crucificação, que foi considerada a morte mais vergonhosa. Em uma das falésias do Calvário havia uma cavidade na forma de uma caverna: havia criminosos que foram levados a crucificar ali. Cristo estava nesta caverna. Este lugar é chamado de "Prisão de Cristo". Está localizado na parte norte da Igreja da Ressurreição, no lado oposto do Calvário.
Golgotha na tradução significa "lugar frontal". Este nome foi dado por várias razões. Segundo alguns, foi assim chamado por causa da semelhança de sua forma redonda com o crânio. Segundo outros, por causa dos muitos crânios de criminosos que estavam lá. Mas o principal é que, de acordo com a tradição judaica, a cabeça de Adam foi enterrada neste lugar. É por isso que, pela Providência de Deus, a redenção da raça humana aconteceu aqui, onde o Sangue Mais Puro do Salvador lavou o pecado de Adão, derramando através de uma fenda na rocha. Essa fenda foi formada durante o terremoto que acompanhou a crucificação de Cristo, e pode ser vista sob o vidro perto do local da crucificação.
Perto do local de execução, na caverna, Santa Helena foi encontrada cruzes, unhas e aquela placa com a inscrição em três línguas, que foi pregada sobre a cabeça do Salvador crucificado.Ela estava separada das cruzes e, portanto, era impossível determinar em qual das cruzes Cristo foi crucificado. Então o Bispo de Jerusalém, Macário, propôs a realização de um teste: levaram o corpo de uma mulher morta ao local onde as cruzes foram encontradas. Todos os presentes fervorosamente rezaram para que a cruz de Cristo fosse indicada através de sua ressurreição. Ao tocar uma das cruzes, a mulher ressuscitou.
A conquista da cruz de Deus e os milagres que o acompanharam causaram uma grande impressão não só nos cristãos, mas também nos judeus. Judas, que indicou a localização dos lugares santos, juntamente com muitos judeus, acreditou em Cristo e foi batizado, tendo recebido o nome de Kyriac no santo batismo. Posteriormente, ele sofreu a morte de um mártir sob o imperador Juliano, o Apóstata. Em comemoração ao evento da aquisição da Cruz, a festa da Exaltação da Cruz do Senhor foi colocada na Igreja Ortodoxa (14/27 de setembro).
No lado direito da Cruz de Golgofsky pode-se ver uma fenda profunda (agora está sob vidro), formada durante o terremoto que ocorreu no momento em que o Deus-homem emitiu Seu espírito.Ao mesmo tempo, o véu do templo de Salomão foi rasgado de alto a baixo. Nesta fissura, o Sangue do Salvador desceu até o crânio de Adão, lavando-o, portanto, um crânio é representado no Calvário no fundo do crucifixo. Este crack e agora visível para o fundo, onde a capela de Adão.
O Trono Ortodoxo é separado por uma colunata da capela-lateral católica romana do Calvário, localizada à direita dos ortodoxos.
No lugar do trono católico, segundo a lenda, os guerreiros pregaram o Salvador na cruz. As paredes da capela estão decoradas com pinturas em mosaico, uma das quais retrata o evento bíblico do sacrifício de Abraão, que por ordem de Deus, graças ao seu amor a Deus e à fé em Sua Providência, estava pronto para sacrificar seu único filho Isaac. Este evento é um tipo do Sacrifício de Cristo, quando o Pai Celestial, pelo amor da humanidade, deu o Seu Filho Unigênito para ser crucificado.
Descendo do Gólgota, o peregrino entra no altar lateral, montado perto do Calvário. Esta é a capela de Adão Atrás do trono, através da treliça de ferro, pode-se ver a continuação da fenda do Gólgota. No vestíbulo desta capela na entrada, segundo a lenda, a cabeça de Adão foi enterrada.
Saindo do limite de Adão e passando para a direita, o peregrino se aproxima do limite da profanação e da colocação de uma coroa de espinhos, onde sob o altar faz parte a pedra trazida de Pretória - o Supremo Tribunal de Justiça, onde Cristo foi condenado à morte. Nesta pedra, o Senhor sentou-se enquanto usava um manto de púrpura e uma coroa de espinhos. Esta capela pertence à igreja grega.
Desta capela, o peregrino desce vinte e oito degraus até a igreja subterrânea dos Santos. Helena, pertencente aos armênios, e daí outros doze degraus levam à caverna, onde a santa Rainha Helena encontrou a Cruz doadora do Salvador. No local da descoberta da cruz, no próprio recesso da caverna, no mesmo andar, é organizado um trono grego. Enormes fragmentos de rochas naturais podem ser vistos neste calabouço na forma em que eles permaneceram após o terremoto que ocorreu durante a crucificação de Cristo.
O principal objeto de adoração do peregrino ortodoxo é o Santo Sepulcro, que está localizado na Rotunda da Igreja da Ressurreição.
Sob sua alta cúpula, uma capela ou uma pequena igreja (cuvukliya), é revestida de mármore amarelo com decorações nas paredes e uma cúpula no meio. No interior há uma rocha, que pode ser tocada abrindo o ícone da Mãe de Deus em um salário de prata.
Nesta rocha está incluído um tesouro inestimável dos cristãos - o caixão da vida de Cristo.
A entrada do Santo Sepulcro é muito baixa e estreita, com 112 cm de altura e 72 cm de largura, e a caverna também é pequena (comprimento e largura de dois metros), de modo que não mais do que três pessoas podem ficar ao mesmo tempo em frente ao Caixão. Seus três lados estão encostados a uma rocha e o quarto é aberto e revestido de mármore. O topo também é coberto com uma placa de mármore, dividida no meio. Durante a Liturgia, a parte superior do Santo Sepulcro serve como um altar no qual os Santos Presentes para a Eucaristia são preparados.
No Santo Sepulcro, como no Calvário, três Divinas Liturgias são realizadas sucessivamente: às 12 horas da noite - o grego ortodoxo, atrás dele - o armênio e o terceiro - o católico.
No meio do templo da ressurreição está sua principal capela - Katholikon, pertencente à Igreja Ortodoxa de Jerusalém. Na entrada da parte central do templo, do Santo Sepulcro, há um vaso de mármore com uma cruz na imagem de um globo que denota o centro espiritual da terra, segundo as palavras do salmo de Davi: "A salvação fez no meio da terra, Deus".
O altar da Igreja da ressurreição de Cristo é elevado. O grande altar do templo é ofuscado por um majestoso dossel dourado. Do altar para a direita subir as escadas - a entrada do Calvário, para a esquerda - na sacristia.
E aqui está representada a condescendência do Fogo Sagrado. Assista ao vídeo - você não vai se arrepender. Então, de onde ele vem, esse fogo?
Arquitetura muito complexa no templo.NET