Stonehenge é um mistério de pedra gigante no centro da Europa. Hoje, muito pouco se sabe sobre sua origem, finalidade e história. O segredo permanece como as pessoas comuns poderiam calcular e construir tal hulk.
A construção de Stonehenge durou 1500 anos
Apesar de ainda haver um debate sobre quem construiu Stonehenge e por quê, os cientistas têm uma ideia clara de quando foi construído. Os elementos mais antigos da estrutura megalítica datam de 3000 aC. (Então eles começaram a cavar valas de 2 metros para formar as características externas da estrutura). As pedras começaram a ser instaladas por volta de 2500 aC, e Stonehenge finalmente adquiriu sua aparência moderna por volta de 1500 aC.
Existem dois tipos principais de pedras em Stonehenge. As grandes pedras verticais e arqueadas são compostas de sarsen, um tipo de arenito comum na região. Pedras menores são conhecidas como "pedras azuis". Assim foram chamados porque adquirem uma tonalidade azulada quando molhados. Os três arcos gigantes que tornaram Stonehenge famoso são chamados de trilitos.
3 Algumas das pedras de Stonehenge foram entregues de longe
Stonehenge - um monumento de pedras azuis.
Quando chegou a hora de escolher as pedras para construir, os construtores neolíticos de Stonehenge não gostaram das pedras locais. Alguns bluestones relativamente pequenos (que podem pesar até quatro toneladas) foram importados das montanhas Preseli, no País de Gales. Ninguém sabe como pedras gigantes foram entregues ao longo de 250 km.
4 Stonehenge era originalmente um cemitério
Embora o propósito original da construção de Stonehenge ainda esteja envolto em mistério, os antropólogos podem dizer com certeza que no período anterior ao aparecimento das primeiras grandes pedras, o monumento serviu de local de descanso para os restos mortais. Atualmente, sabe-se que pelo menos 64 pessoas do Neolítico foram enterradas em Stonehenge.
5. Os restos mortais continuaram a ser enterrados em Stonehenge e mais tarde
Stonehenge é um antigo cemitério.
A maioria dos restos encontrados em Stonehenge eram cinzas. No entanto, em 1923, os arqueólogos descobriram o esqueleto de um homem anglo-saxão decapitado que remonta ao século VII dC. Como o homem foi executado, pode-se supor que ele era um criminoso, mas seu enterro em Stonehenge levou os arqueólogos a acreditar que ele poderia pertencer à dinastia real.
O passado sombrio de Stonehenge deu origem a inúmeras teorias sobre o uso original do monumento. As teorias variam de um templo druídico ou observatório a um local solene para a coroação dos reis dinamarqueses. Teorias mais rebuscadas sugerem que Stonehenge é um modelo do sistema solar construído por antigos alienígenas.
7. A primeira menção escrita de Stonehenge remonta ao século XII.
"... e ninguém consegue entender como blocos tão grandes foram capazes de levantar, e por que isso foi feito"
Acredita-se que o historiador e explorador Henry Huntington tenha feito a primeira menção escrita de Stonehenge na seguinte passagem, que data de 1130: “Stanenge, onde pedras de tamanho incrível são colocadas na forma de portas ... e ninguém pode entender como blocos tão grandes foram capazes de levantar e por que isso foi feito dessa maneira.
Na ausência de quaisquer teorias mais convincentes sobre a criação de Stonehenge, os britânicos medievais acreditaram na especulação apresentada pelo historiador do clero Geoffrey de Monmouth. Ele alegou que o misterioso monumento era obra do lendário feiticeiro Merlin.
9 Mito Popular: O Diabo Criou Stonehenge
Um monumento coberto de mitos incríveis.
A feitiçaria não foi a única explicação sobrenatural para o aparecimento do monumento melalítico. O mistério em torno do transporte da pedra azul do País de Gales para Wiltshire deu origem a outra explicação paranormal: as pedras foram colocadas pelo diabo simplesmente por engano.
10 Cerimônia Neo-Druida Alco
Em 1905, um grupo de 700 pessoas, supostamente membros da Antiga Ordem dos Druidas, organizou uma cerimônia supostamente religiosa em Stonehenge, na qual o álcool fluiu como rios. A mídia impressa contemporânea ridicularizou alegremente o evento.
11. Não é permitido aos visitantes escalar rochas.
Não se aproxime!
A proibição surgiu apenas em 1977, quando foi constatado o fato da erosão significativa das pedras devido ao contato com as pessoas. E no início do século 20, os turistas recebiam cinzéis para facilitar a extração de um souvenir para eles.
12. Charles Darwin fez descobertas interessantes enquanto estudava minhocas em Stonehenge.
Em sua velhice, Charles Darwin se interessou por minhocas. Uma das seções de suas obras é dedicada aos estudos do famoso naturalista de Stonehenge. Em 1870, Darwin estudou minhocas e afirmou que, como resultado da atividade desses animais, grandes pedras afundam gradualmente no solo.
13. Stonehenge costumava ser um círculo completo
Stonehenge era um círculo completo
Recentemente, os restauradores notaram amassados estranhos na turfa ao redor de Stonehenge. Os cientistas sugeriram que estes são vestígios de pedras que uma vez fecharam o anel do monumento e afundaram no solo ao longo dos séculos.
Stonehenge foi propriedade legal do estado britânico durante a maior parte do século passado, mas nunca teria caído nas mãos do governo se não fosse pela caridade de Cecil Chubb. Em 1915, um milionário comprou Stonehenge para sua esposa por £ 6.600 como presente. No entanto, sua esposa não gostou do presente e, três anos depois, Chubb doou Stonehenge ao estado com a condição de que o monumento fosse mantido inalterado e aberto aos visitantes.
15. No outono de 2015, você pode apostar em Stonehenge