12 invenções antigas não resolvidas por cientistas
Quanto mais profundos os cientistas estudarem o legado do passado, mais perguntas eles têm. Parece que o mundo antigo não era o mesmo que imaginamos.
AdMe.ru encontrou 12 coisas do passado distante que indicam que nossos antepassados sabiam e sabiam muito mais do que pensavam.
1. Avião de ouro colombiano, IV-VII. n. e.
O avião de ouro colombiano pertence aos artefatos da cultura de Kimbai. A maioria dos cientistas acredita que tais objetos não são mais do que uma imagem estilizada de pássaros e insetos, mas alguns argumentam que esses objetos retratam aeronaves. Além disso, verificou-se que as modelos em escala de aviões de ouro e, de fato, possuem propriedades aerodinâmicas.
2. O dodecaedro romano, II-III c. n. e.
Cerca de uma centena desses itens foram encontrados nos territórios de diferentes países: Itália, Inglaterra, França, Alemanha, Hungria e até Vietnã. De acordo com a hipótese, o dodecaedro poderia servir como um castiçal, um osso de jogo, uma ferramenta para calibrar tubos de água, ou mesmo uma vara para luvas de colagem para diferentes tamanhos de dedos.
3. Lente de Nimrud, 750-710 anos. BC. e.
Uma lente óptica feita de cristal de rocha foi encontrada durante as escavações na cidade de Nimrud no território do Iraque moderno em 1853. A lente tem uma ampliação de 3x e provavelmente é usada como uma lupa. Embora alguns pesquisadores acreditam que poderia servir como parte de um telescópio ou ser um móvel decorativo.
4. Bateria de Bagdá, aprox. 2500 aC. e.
A bateria é uma embarcação na qual existe um cilindro de cobre com uma barra de ferro dentro. Cópias da embarcação, cheias de eletrólito, podem criar uma voltagem de cerca de 2 volts. Talvez os habitantes da antiga Babilônia conhecessem o método de galvanização, que era usado para criar um revestimento dourado. Mas os céticos objetam - em sua opinião, tais vasos serviram para armazenar pergaminhos.
5. O disco Phaistos, 2700-1400 BC. e.
O disco de terracota foi descoberto durante as escavações da antiga cidade de Fest, na costa sul de Creta, em 1908. A origem do disco e o significado de seus hieróglifos permanecem obscuros até hoje, uma vez que o grau de argila do qual foi feito não é encontrado em Creta, e a escrita no disco não está de modo algum relacionada com nenhum dos locais.
6. Construção tecnológica das pirâmides, 2667 aC. e.
Os cientistas não podem concordar com o método exato usado para construir as pirâmides. Existem várias hipóteses, uma das quais afirma que os blocos de pedra foram feitos diretamente no local de construção. Mas esta versão contradiz a declaração de geólogos de que os blocos são tratados com aglomerados de rochas naturais.
7. O disco de Sabu, 3100-3000 aC. e.
Um disco de pedra foi encontrado durante a escavação do enterro oficial Sabu na aldeia egípcia de Sakkara. Não existe análogo neste disco até agora, por isso é difícil determinar como foi fabricado e para o que serviu. Não era um prato - seria inconveniente para comer, não é bom para uma lâmpada, e ainda mais - as rodas.
8. Mecanismo Antikyterskiy, 100 aC. e.
Este dispositivo foi encontrado em um navio afundado em 1901, perto da cidade de Antikytera. Ele continha 30 engrenagens de bronze em uma caixa de madeira, em frente e verso dos quais foram colocados mostradores de bronze com setas. O mecanismo é muitas vezes chamado de "computador antigo", porque com sua ajuda foi possível rastrear o movimento dos corpos celestes e calcular os eclipses solares e lunares, bem como as datas do início dos Jogos Olímpicos.
9. A Coluna de Ferro em Delhi, 415 AD. e.
Uma das atrações de Delhi é surpreendente na medida em que, por sua existência de 1600 anos, praticamente não foi corroído. Havia uma hipótese de que a coluna era feita de ferro meteórico, mas não foi confirmada. Aparentemente, os mestres da antiga Índia possuíam uma forma especial de processamento de ferro, que criou na superfície dos produtos um filme de óxido, que protege das influências atmosféricas.
10. Vidro flexível, 14-37 anos. n. e.
Um mestre inventou um copo flexível que não quebrou ao cair. Com isso, ele fez um cálice, que foi doado ao imperador Tibério. Ele estimou o presente de uma maneira peculiar: ele decidiu que um material incrível poderia desvalorizar ouro e prata, então ele ordenou que o soprador de vidro fosse executado para que o segredo do vidro flexível fosse com ele até o túmulo.
11. Seismoscope de Zhang Han, 132 g. e.
O seismoscópio foi fabricado pelo notável inventor chinês Zhang Han e, de acordo com as cronicas da época, o dispositivo funcionou com sucesso. No caso de um terremoto que se aproximava, uma bola de bronze rolava para fora da boca do dragão e caiu diretamente na boca do sapo debaixo dela. Com toda a probabilidade, o dispositivo foi acionado por um pêndulo conectado às cabeças de dragões por meio de alavancas.
12. Um disco de Nebray, ca. Século XVII. BC. e.
Este disco de bronze que descreve o Sol, a Lua e as estrelas foi encontrado em 1999 na cidade de Nebra, na Alemanha, e causou muita controvérsia na comunidade científica. Uma descoberta incrível foi quase considerada falsa, mas os estudos confirmaram a idade antiga do disco. Assume-se que serviu para medir o ângulo entre os pontos de nascer e o pôr-do-sol durante os solstícios, o que o torna o dispositivo portátil mais antigo para medições astronômicas.