1. Igreja de St. Crucis (Erfurt, Alemanha)
O mais alto entre os instrumentos musicais já criados - atualmente dormente sala de concertos de órgão Boardwalk em Atlantic City.
2. A Igreja de St. Anne (Varsóvia, Polónia)
O comprimento do tubo é maior cerca de 18 metros. A partir do som do registo alto tubulação pode estourar tímpanos.
3. A Catedral de Granada (Granada, Espanha)
Tem mais ampla gama do mundo de timbre, tubo muito grande e pesado ea pressão máxima de trabalho do sistema de alimentação de ar.
O órgão é um instrumento musical da família dos aerofones de teclas, tocado por meio de um ou mais manuais e uma pedaleira. O som é produzido pela passagem de ar comprimido através de tubos sonoros de diversos formatos, materiais e comprimentos. Os órgãos variam imensamente em tamanho, indo desde uma caixa (órgão de baú) até a monumentais caixas do tamanho de casas de 5 andares. Encontram-se sobretudos nas igrejas, de culto cristão católico e protestante, mas também em teatros e salas de concerto, escolas de música e casas particulares (órgãos de estudo).O órgão ocupa um lugar de destaque na Liturgia Cristã, quer na Igreja Católica, quer nas Igrejas Reformadas. Tem por objetivo o enriquecimento do culto através da arte musical. Dá força à oração, ao apoiar e sustentar o texto cantado (passível de ser introduzido e harmonizado pelo organista de imensas formas diferente), como cria uma atmosfera de meditação sobre a Palavra, tocando a solo, numa vertente laudatória, evocativa ou mística.