Durante vários meses, em 1969, o fluxo de água que encheu as Cataratas Americanas - uma das três cachoeiras que compõem as Cataratas do Niágara - foi reduzido a quase o nível de um riacho.
“American Falls” é reconhecível pela enorme pilha de pedras na base, como resultado de uma série de deslizamentos de terra e deslizamentos de terra que ocorreram ao longo dos anos.
No final da década de 1960, aumentaram os temores de que novas quedas de rochas pudessem destruir completamente a cachoeira. Para estudar sua composição geológica e evitar mais erosão, uma comissão conjunta EUA-Canadá decidiu drenar a cachoeira por vários meses.
Em junho de 1969, durante mais de três dias, mais de 1.200 caminhões despejaram aproximadamente 28.000 toneladas de rocha para redirecionar o fluxo do Rio Niágara das Cataratas Americanas para as Cataratas de Ferradura, muito maiores.
A cachoeira foi drenada pela primeira vez em milênios, para que o Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA inspecionasse o canal e determinasse medidas para preservar atrações naturais.
A barragem temporária que bloqueou o rio Niagara das Cataratas Americanas.
Enquanto os engenheiros estudavam as características do leito do rio e checavam a pressão das rochas, turistas excitados percorriam o espaço seco, coletando moedas jogadas na água décadas atrás.
Em vários locais, foram tomadas medidas para controlar o movimento das rochas, parafusos e cabos de aço foram instalados para fortalecer as rochas perto da ilha Luna e da cachoeira da Fata, e furos de drenagem foram perfurados em vários pontos para aliviar a pressão hidrostática.
Eles decidiram deixar pilhas de pedras ao pé da cachoeira onde a própria natureza as colocava. Embora os engenheiros tenham dito que podem ser removidos, eles concordaram que os gastos com esse empreendimento não são justificáveis.
Em novembro de 1969, a represa temporária foi destruída e as cataratas americanas começaram a ferver novamente.
Pontes antigas sobre as cachoeiras precisam ser atualizadas, então talvez no futuro próximo as Cataratas do Niágara precisem novamente ser drenadas.
Vídeo filmado em 1969 em Niagara Falls:
Fonte da Foto: Russ Glasson / Getty Images.